Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de dezembro de 2008

PROJETO BARRAGINHAS DA EMBRAPA - Solução da falta de água no campo

Barraginha em Conceição do Tocantins - FAPED árvore da poesia

PROJETO BARRAGINHAS - EMBRAPA

Informações Eng. Luciano Cordoval - 04/12/08

Você irá conhecer neste espaço virtual um projeto que está mudando a face da seca no Semi-árido e no Cerrado de nosso país. Ele é fruto da dedicação e criatividade de um brasileiro, o engenheiro agrônomo da Embrapa: Luciano Cordoval.

Os frutos da construção das BARRAGINHAS já podem ser acompanhados em várias cidades do Brasil onde a população rural tem visto sua dignidade resgatada, sua lavoura produtiva, seus córregos e rios voltarem a ser perenes...

Seja bem vindo e ajude-nos a divulgar!


Eng. Luciano explica projeto no vídeo do Globo Rural

"Se o único resultado das barraginhas fosse o surgimento das cacimbas d'água, libertando este povo da dependência do caminhão-pipa... já seria um grande projeto."
Luciano Cordoval.

A EQUIPE SOSRiosBr parabeniza e agradece o envio das fotos e links, ao ENG. Luciano Cordoval, da EMBRAPA, idealizador e criador do Projeto Barraginhas que em 10 anos já orientou a construção de 80 mil barraginhas (míni-açudes) de baixo custo e de fácil construção, que vem resolvendo os problemas de falta de água em mais de 300 munícipios do Brasil.

No vídeo do Globo Rural (veja abaixo) tem uma didática explicação do Projeto Barraginhas, muitas imagens interessantes e depoimentos de vários pequenos agricultores que através da construção das BARRAGINHAS conseguiram salvar suas lavouras e aumentar em muito a produção. O Eng. Luciano é tratado como "herói do pedaço" e ele mesmo fala entusiasmado dos resultados obtidos.

Se você, produtor rural, tem dificuldade com falta de água em sua propriedade, o EMBRAPA e o Eng. Luciano Cordoval têm a solução, através desse vitorioso projeto que nós do Instituto SOS Rios do Brasil recomendamos!

Veja o vídeo das Barraginhas no Norte de Minas

Barraginhas ajudam a manter o volume dos rios do Norte de Minas na época das secas. Projeto de Manejo Integrado das Sub-bacias do Rio São Francisco, desenvolvido no Estado pela Emater-MG é modelo para o Brasil e vai ser implantado em sete estados do Nordeste. 12/07/2007 - Agência Minas - 3:30 - Clique e Veja

As Barraginhas no Vale do Jequitinhonha - Vídeo do Globo Rural

Reportagem sobre a implantação das barraginhas no Vale do Jequitinhonha - MG. Barraginhas são "Mini Barragens para Contenção de Águas" - 15min 25 s, mas vale a pena - Veja o vídeo

Conheça mais - Diversas Mídias

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br