PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

3 de outubro de 2011

VIAMÃO INICIA A 18ª SEMANA INTERAMERICANA DA ÁGUA COM PASSEIO ECOLÓGICO


Educação Ambiental na Quinta da Estância Grande, Viamão, RS

Semana da Água teve início neste sábado com passeio ecológico para escolares em Viamão



A 18ª Semana Interamericana da Água e 11ª Semana Estadual da Água do Rio Grande do Sul – promovida pela Abes-RS (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – seção Rio Grande do Sul) em parceria com diversas instituições governamentais e não governamentais – teve inicio no sábado, 1º de outubro, Dia Interamericano da Água, com uma ação dirigida a escolares, na Quinta da Estância Grande, em Viamão.
Durante o final de semana, a Quinta da Estância, que é destaque nacional de Boas Práticas de Responsabilidade Social, recebe mais de 300 alunos de escolas estaduais e municipais de Porto Alegre e região metropolitana.As atividades voltadas para a educação ambiental enfocam entre outras: visita a horta orgânica, oficina de água (com simuladores de chuva e consumo) e minitrilha com visita a nascente, mostrando a importância da água para a manutenção da fauna.
A professora Neiva Castilho destacou a importância do passeio ecológico para incentivar os alunos para a necessidade de saber como usar a água, um bem finito. E a idealizadora da Quinta da Estância Grande, Sônia Sittoni Goelzer, disse que integrar as atividades da Semana Interamericana da Água é uma forma de disseminar a idéia de sustentabilidade, e a resposta a esta iniciativa tem sido positiva.
Quinta_da_Estância_DSCN1631
Passeio Ecológico na Quinta da Estância Grande
Este ano, pela primeira vez, o programa é organizado por bacias hidrográficas, (regiões em que toda a água converge para um curso principal). O Rio Grande do Sul tem 25 bacias hidrográficas, e cada uma tem um Comitê de Bacia Hidrográfica, com representantes dos usuários da água, da população da bacia e também do Estado, que é o gestor e proprietário das águas. A presidente da Abes-RS, Nanci Begnini Giugno, chama atenção para a importância da inserção da sociedade na defesa e proteção da água, começando por identificar a bacia hidrográfica em que sua cidade está situada.
E a coordenadora da Semana, jornalista Maria de Lourdes da Cunha Wolff, convida o público a prestigiar as diversas ações que vão se desenvolver em todo o Estado. Serão mais de 1.600 atividades, promovidas por cerca de 800 entidades e empresas ligadas ao saneamento ou interessadas na defesa do meio ambiente, como escolas, centros de tradições, clubes de serviço, ongs, comitês de bacia, prefeituras e Brigada Militar. No ano passado, mais de 1,5 milhão de pessoas participaram da organização dos eventos ou assistiram às apresentações.
O lançamento oficial da campanha foi realizado na quarta-feira (28) pela presidente da Abes-RS, Nanci Begnini Giugno, e pela coordenadora da Semana, jornalista Maria de Lourdes da Cunha Wolff, durante o painel “Da Eco 92 à Rio+20”, no 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela Abes, de 25 a 29 de setembro, na sede da Fiergs, em Porto Alegre.
Os promotores da Semana querem demonstrar à população que conservar e proteger os mananciais de água, nascentes, arroios, rios, lagoas e banhados é imprescindível para sua própria sobrevivência, já que existe estreita relação entre água e saúde: se a água não for usada adequadamente, pode se transformar em fonte de doença e de morte.
As ações promovidas na Semana da Água visam a: 1) discutir e aprofundar questões relativas à água em todos os níveis; 2) impulsionar a execução de programas e projetos em defesa da água; e 3) incentivar a cooperação entre as pessoas, para que cada um faça a sua parte em favor da sustentabilidade.
O objetivo da Semana da Água é ajudar a alcançar as metas estabelecidas pela comunidade internacional, contidas na Agenda 21 e na Declaração do Milênio (até 2015, reduzir em 50% o número de pessoas sem acesso à água potável e ao saneamento básico no planeta).



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br