Educação Ambiental na Quinta da Estância Grande, Viamão, RS
Semana da Água teve início neste sábado com passeio ecológico para escolares em Viamão
A 18ª Semana Interamericana da Água e 11ª Semana Estadual da Água do Rio Grande do Sul – promovida pela Abes-RS (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – seção Rio Grande do Sul) em parceria com diversas instituições governamentais e não governamentais – teve inicio no sábado, 1º de outubro, Dia Interamericano da Água, com uma ação dirigida a escolares, na Quinta da Estância Grande, em Viamão.
Durante o final de semana, a Quinta da Estância, que é destaque nacional de Boas Práticas de Responsabilidade Social, recebe mais de 300 alunos de escolas estaduais e municipais de Porto Alegre e região metropolitana.As atividades voltadas para a educação ambiental enfocam entre outras: visita a horta orgânica, oficina de água (com simuladores de chuva e consumo) e minitrilha com visita a nascente, mostrando a importância da água para a manutenção da fauna.
A professora Neiva Castilho destacou a importância do passeio ecológico para incentivar os alunos para a necessidade de saber como usar a água, um bem finito. E a idealizadora da Quinta da Estância Grande, Sônia Sittoni Goelzer, disse que integrar as atividades da Semana Interamericana da Água é uma forma de disseminar a idéia de sustentabilidade, e a resposta a esta iniciativa tem sido positiva.
Este ano, pela primeira vez, o programa é organizado por bacias hidrográficas, (regiões em que toda a água converge para um curso principal). O Rio Grande do Sul tem 25 bacias hidrográficas, e cada uma tem um Comitê de Bacia Hidrográfica, com representantes dos usuários da água, da população da bacia e também do Estado, que é o gestor e proprietário das águas. A presidente da Abes-RS, Nanci Begnini Giugno, chama atenção para a importância da inserção da sociedade na defesa e proteção da água, começando por identificar a bacia hidrográfica em que sua cidade está situada.
E a coordenadora da Semana, jornalista Maria de Lourdes da Cunha Wolff, convida o público a prestigiar as diversas ações que vão se desenvolver em todo o Estado. Serão mais de 1.600 atividades, promovidas por cerca de 800 entidades e empresas ligadas ao saneamento ou interessadas na defesa do meio ambiente, como escolas, centros de tradições, clubes de serviço, ongs, comitês de bacia, prefeituras e Brigada Militar. No ano passado, mais de 1,5 milhão de pessoas participaram da organização dos eventos ou assistiram às apresentações.
O lançamento oficial da campanha foi realizado na quarta-feira (28) pela presidente da Abes-RS, Nanci Begnini Giugno, e pela coordenadora da Semana, jornalista Maria de Lourdes da Cunha Wolff, durante o painel “Da Eco 92 à Rio+20”, no 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela Abes, de 25 a 29 de setembro, na sede da Fiergs, em Porto Alegre.
Os promotores da Semana querem demonstrar à população que conservar e proteger os mananciais de água, nascentes, arroios, rios, lagoas e banhados é imprescindível para sua própria sobrevivência, já que existe estreita relação entre água e saúde: se a água não for usada adequadamente, pode se transformar em fonte de doença e de morte.
As ações promovidas na Semana da Água visam a: 1) discutir e aprofundar questões relativas à água em todos os níveis; 2) impulsionar a execução de programas e projetos em defesa da água; e 3) incentivar a cooperação entre as pessoas, para que cada um faça a sua parte em favor da sustentabilidade.
O objetivo da Semana da Água é ajudar a alcançar as metas estabelecidas pela comunidade internacional, contidas na Agenda 21 e na Declaração do Milênio (até 2015, reduzir em 50% o número de pessoas sem acesso à água potável e ao saneamento básico no planeta).
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br