Cidade de Paraibuna, na Serra do Mar, entre SJCampos e Caraguatatuba (SP)
Represa da CESP, em Paraíbuna
NOVO SUSTO EM PARAIBUNA
Tremor em Paraibuna assusta moradores mais uma vez nesta terça Rotina de tremores começa a incomodar os moradores da cidade
De novo, a terra tremeu em Paraibuna. Uma rotina que está começando a incomodar os moradores da cidade. Não são grandes tremores, mas o fato de saber que isso aconteceu embaixo da represa é o que mais preocupa. Josias mora em Paraibuna há apenas um ano. Mas já presenciou dois tremores de terra, mas disse que dessa vez, o susto foi grande. No centro da cidade, outros moradores sentiram um estrondo forte por volta das 21h de ontem. "Parecia um trovão forte o quadro na parede até ficou torto" Sentir a terra tremer não é novidade em Paraibuna. A própria CESP registra em média 1000 pequenos abalos sísmicos por ano. O que preocupa os moradores são os tremores mais fortes, que estão se tornando mais frequentes. Esse último tremor atingiu 2.6 graus na escala Richter, que vai até nove. Em julho desse ano, outro abalo atingiu 2.4 e em 2009, o mais forte chegou a 3.4. O Paulo Martini pesquisador do INPE explica que Paraibuna fica em cima de uma falha geológica. O tremor é resultado da acomodação de terra no local. Ele disse que a frequência com que os tremores estão ocorrendo deve ser investigada e que é preciso verificar se tem relação com o nível da represa. "Em alguns lugares como em Capivari, também têm uma situação semelhante à nossa, no Paraná, no Rio Grande do Norte, onde eles realmente encontraram associação bem clara entre o enchimento da represa e a ocorrência de sismos. Além de estar nesse terreno acidentado, nós vamos entrar numa época de chuvas intensas. Então, esses depósitos de encostas, com um pouco a mais de chuva já estão enfraquecidos por causa desses sismos e aí a chuva pode provocar algum dano maior. É preciso ter muita atenção nessa hora". A Cesp, que administra a represa, informou que a barragem e os diques não sofreram danos e que todos os equipamentos estão funcionando normalmente. A Defesa Civil também percorreu as áreas de risco e nenhum problema foi registrado.
Fonte: Ambiente Santa Izabel - Fórum Aguarela
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br