O presidente da CMA, senador Rodrigo Rollemberg
Comissão do Senado vai promover seminário internacional sobre gestão da água
Um dos objetivos do seminário é estimular a reflexão sobre os modelos de gestão dos recursos hídricos, baseado no desafio da preservação da biodiversidade e na resolução dos conflitos ambientais, sociais e econômicos que podem tornar a água um produto escasso para as futuras gerações.
No seminário, diversos pesquisadores irão debater o potencial hídrico brasileiro, que representa cerca de 12%dos mananciais de água doce no mundo, e as descobertas científicas na preservação deste recurso. Outro ponto que será debatido no encontro é a implementação do Plano Nacional de Recursos Hídricos, envolvendo ações voltadas à educação ambiental e à mobilização social.
O presidente da CMA, senador Rodrigo Rollemberg (PSB/DF), disse acreditar que o momento é oportuno para debater o tema, uma vez que o Senado está analisando o projeto que propõe a reforma do Código Florestal (PLC 30/11).
`Precisamos valorizar cada vez mais nosso potencial hídrico sob uma ótica abrangente e dentro de um conjunto de ações que envolvem o assunto. Nesse contexto, cabem diversas iniciativas e uma delas é a proteção das Áreas de Preservação Permanente, que são responsáveis pela manutenção das fontes de água`, disse o senador.
Foram convidados a participar do seminário Pedro Arrojo, professor da Universidade de Zaragoza, na Espanha; Rodrigo Nogueira, gerente da Unidade de Desenvolvimento Sustentável do Programa Água Brasil; Nelton Friedrich, da Usina de Itaipu; e Celso Schenkel, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas pelo endereço:http://www.ana.gov.br/seminarioIAT/
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Sou graduando em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás e pude participar desse primeiro seminário sobre gestão da água, realmente são muitos os desafios para a seguridade das nossas águas.
ResponderExcluir