Continuamos nossa campanha de orientação às comunidades sob risco
Centro de alerta para chuvas e desastres não sai do papel
01/12/2011
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Prometido para novembro, depois da sucessão de tragédias e sustos do verão passado, o centro federal de alertas contra enchentes e desabamentos não saiu do papel até agora, no início da nova temporada de chuvas.A informação é da reportagem de Gustavo Patu e Claudio Angelo publicada na edição desta quinta-feira da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
Dos R$ 21 milhões programados para dar início à estrutura -como compra de equipamentos e adaptação das instalações- nenhum centavo foi desembolsado até anteontem, como mostra o sistema de acompanhamento dos gastos da União.
Mesmo assim, o governo diz que o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) pode abrir neste mês. O centro tem como missão monitorar o tempo 24 horas por dia em zonas críticas do país e dar alertas de deslizamento, enxurrada e inundação com antecedência de seis a duas horas à Defesa Civil.
Para a primeira fase de implantação, foram escolhidas 56 cidades que tiveram desastres no passado, como Cachoeiro do Itapemirim e Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), Angra dos Reis, Teresópolis e Nova Friburgo (RJ) e Jaraguá do Sul e Ilhota (SC).
OUTRO LADO
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação afirma que o atraso de um mês na inauguração do Cemaden é "pequeniníssimo" e se deve à burocracia normal.
"Não há nada fora da expectativa", afirmou o secretário de Pesquisa do MCTI, Carlos Nobre.
Segundo ele, já estão em curso licitações para os equipamentos -R$ 2,3 milhões- e os concursados devem começar a trabalhar neste mês.
Editoria de Arte/Folhapress | ||
Anunciado em 2010, centro nacional de monitoramento de desastres teve poucos avanços |
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br