A reflutuação foi conduzida por mergulhadores embarcados no Navio “Gulmar Atlantis”, cedido pela Petrobras, e apoiado pelo Navio Polar (NPo) “Almirante Maximiano” da MB
Barco com óleo é resgatado na Antártida
BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo
A chata (embarcação usada para transporte de carga) com 10 mil litros de óleo combustível que naufragou em dezembro na costa da Antártida, nas proximidades da Estação Comandante Ferraz, "foi reflutuada e levada para terra", informou ontem a Marinha em nota à imprensa.
Conforme o Estado revelou no mês passado, a chata levava um carregamento de gasoil artic, combustível anticongelante feito pela Petrobrás para operar geradores em temperaturas muito baixas. O naufrágio havia sido inicialmente mantido em sigilo tanto pela Marinha quanto pelos ministérios que integram o Programa Antártico Brasileiro - Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, Relações Exteriores, Minas e Energia e Defesa.
Dispositivo de içamento do Navio da Petrobras “Gulmar Atlantis”, já com a chata ao lume d'água (Foto:MB)
A Marinha diz que a chata se "encontra em segurança, sem causar qualquer dano ambiental" e explica que a operação de reflutuação durou cinco dias, tendo sido concluída ontem.
"Durante toda a operação foi estabelecida uma barreira, com equipamentos da Petrobrás, para conter possíveis vazamentos de óleo, que não ocorreram", diz a nota.
A ação dos mergulhadores foi prejudicada pelas condições meteorológicas desfavoráveis na região. O óleo que estava nos tanques foi bombeado e armazenado em recipientes, que deverão ser trazidos ao Brasil.
A chata afundou em consequência do mau tempo. Estava sendo rebocada por quatro embarcações pequenas quando, possivelmente por causa do vento forte e do mar agitado, ela naufragou. / RAFAEL MORAES MOURA
Fonte: O ESTADÃO
LEIA MAISBLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br