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9 de novembro de 2012

50 PROPOSTAS DE SOLUÇÕES PARA A LAGOA RODRIGO DE FREITAS, NO RIO DE JANEIRO


              

lagoa Rodrigo de Freitas é um dos maiores pontos turísticos do Rio de Janeiro, sendo conhecida nacionalmente. 

***PROPOSTAS PARA A LAGOA RODRIGO DE FREITAS***


*Ao longo destes anos todos cataloguei 50 propostas para  a Lagoa Rodrigo de Freitas, se alguém souber de alguma outra que não esteja  na relação a seguir, favor informar. Espero que não esteja fazendo nenhuma idiossincrasia com os autores.*
Abçs.*;            
Flávio*

 *1 – Em 1843, depois de uma grande mortandade de peixes na Lagoa,  o imperador D. Pedro II, com 17 anos, convocou a ida ao palácio de um E

ng.  francês que propôs que a embocadura do canal do Jardim de Alá fosse  protegida por pedras.*
 *2- Barão do Lavradio (1877). Construção de um cais em toda a Lagoa e  abertura de um “canal permanente para o oceano, no próprio local onde se  costuma romper a barra que serve para dar vazão às águas da Lagoa”.*
 *3- Incineração (1880) Tenente Coronel Antonio José da Silva, que propôs em  20/08/1880, a construção de um forno para incinerar 120 toneladas de algas  por dia.*
 *4- Barão de Tefé (1880) bombeamento de água do mar através de 40 moinhos de vento.*
 *5- Eng. Inglês Milnor Roberts (1881) “Manter uma comunicação permanente da  Lagoa com o mar, por um canal em condições técnicas especiais”.*
 * 6- Comendador J. A. Moreira Filho (1881) “Tubo de um metro de diâmetro, saindo da Lagoa,  junto à Pedra dos Baianos e indo em linha reta ao sopé do morro Vidigal-Vigia, aonde o conduto faria uma curva para ganhar o costão da pedra e descarregar no mar; as saídas pelas aberturas da barra seriam impedidas por uma barragem e aterro”. Pedra dos Baianos, para quem não sabe, é ao lado da Cruzada São Sebastião, onde está o shopping Leblon.*
 *7- Eng. Augusto de Lemos (1883) “Canal com 6,40m de largura e mil metros  de comprimento, ligando a Praia do  Pinto à Ponta do Vidigal e terminando > por um túnel com dupla saída para o mar com soleira abaixo do nível da  baixa-mar”.*
 *8- Eng. Augusto B. Meneses (1886) “Dois canais, além de aterros: o  primeiro partiria do saco do Cantagalo até Copacabana. O outro canal sairia da Fonte da Saudade, atravessaria o Humaitá e iria até a praia de Botafogo.*
 *9- Revy, eng. Francês, (1890), “Canal a partir do Vidigal, com dois  ramais: um indo à fonte da Saudade e outro à Praia do Pinto, com largura de 20m. Dois sistemas de comportas, Além de uma ferrovia elevada até ao  centro, como a de Nova York”.*
 *10- Eng. Limpo de Abreu (Império) “Comunicação da Lagoa com o mar por um  canal, munida de comportas e protegido por um quebra mar”.*
 *11- Bomba de Êmbolo (1905) Médico paraibano Francisco A. de Lima, propôs  que tal mecanismo seria movido pela energia das marés, bombeando água do  mar para a Lagoa. “Tal invento consta de duas partes, cada qual mais engenhosa e útil; a primeira consiste no aproveitamento da força enorme de impulsão das ondas por um sistema de flutuadores conjugados, a segunda
 consiste em uma engenhosíssima bomba sem êmbolo, pois a parte móvel da bomba é o cilindro, bom que uma força qualquer aciona e a qual é de muito maior rendimento útil do que qualquer das bombas comuns de tipos aperfeiçoados e é também de uma durabilidade excessivamente maior, pois a parte mais susceptível de se estragar - o êmbolo – não existe”.*
 *12-Luís José da Costa (1912) Vertedor de 15 m de largura com seis tubos de diâmetro de um metro, munidos de comportas que abririam manualmente durante os aguaceiros.*
 *13- Eng. Costa Ferreira e Alfredo D. Ribeiro, Cais de contorno de 6,5 km e canal com 100 m de largura.*
 *14- Eng. Paulo de Frontin (1919) Construiu um vertedor no canal, impedindo  a entrada de água do mar.  A intenção era deixar a lagoa permanentemente
 com água doce.*
 *15- Oswaldo Cruz (pai). Aterrar a Lagoa.*
 *16- Saturnino Brito (pai) Em 1922 construiu o sistema de comportas com a  intenção de forçar uma renovação das águas da Lagoa. Elas entrariam pelo  canal do Jardim de Alah na maré alta e sairiam pelo Piraquê na maré baixa.  A comporta do canal da Avenida Visconde de Albuquerque serviria para dar uma descarga no canal caso fosse preciso desassoreá-lo. Em 1981 tentou-se
 automatizar as aberturas e fechamentos das comportas, com a ajuda de um computador, mas não houve sucesso, principalmente por causa do assoreamento
 constante do canal do Jóquei, logo após uma chuva.*
 *17- Saturnino de Brito Fº - 1ª. Alargamento do canal atual para 18 m,  aprofundamento de 0,70 m e prolongamento do mesmo 30 m mar adentro sobre
 estacas. Ainda existiriam guias correntes e novas ilhas para ajudar na  renovação.*
 *20-HIDROESB. Canal do Jardim de Alah alargado para 20m, bifurcado junto à  praia em dois outros de 10 m. Eles seriam providos de comportas e sobre
 estacas 30 m mar adentro.*
 *21-Eng. Amarílio P. de Souza (1969) Prolongamento do canal atual além da  arrebentação e instalação de quatro bombas parafusos holandesas, junto à
 comporta do Jardim de Alah, bombeando 6 m3/s de água do mar para dentro da  Lagoa, com a comporta fechada.*
 *22- Eng. Victor M. Coelho (1971) Complementação da proposta anterior do  Eng. Amarílio, com a instalação de uma elevatória com duas bombas parafuso,
 para retirada da água salobra, junto à igreja de Santa Margarida Maria ou  Sociedade Hípica. Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária, São Paulo 1971. “Estudo em modelo reduzido da lagoa Rodrigo de Freitas”.*
 *23- Eng. Eugênio Macedo. Construção de um túnel de grandes dimensões por  debaixo do canal do Jardim de Alah, ou lateralmente, ligando o centro da Lagoa ao mar, além da arrebentação.*
 *24- Eng. Alaôr Botelho Junqueira – 1ª (1975). Instalação de somente uma  estação elevatória, junto ao Piraquê, para a retirada das águas da Lagoa.*
 *25- Eng. Alaôr Botelho Junqueira – 2ª – Construção de uma elevatória no  maciço rochoso embaixo do Mirante do Leblon. Bombeamento de água do mar por uma tubulação de diâmetro de 1,60 m Para a Lagoa, com um trajeto que seguiria pelas margens do canal da Av. Visconde de Albuquerque.*
 *26- Eng. Ruy Searline da Eletrobrás - Gerador (década de 70) Construção de um grande reservatório em cima do morro dos Cabritos. Turbobombas bombeariam à noite as águas da Lagoa para o reservatório, que durante o dia transformaria este potencial   pelas mesmas turbobombas, em energia elétrica.*
 *27- Eng. Russell Ludwig – Instalação de uma segunda comporta em frente à  Cruzada São Sebastião. Com ela e a do Jardim de Alah fechadas, bombear-se-ia água da Lagoa para o interior do canal bloqueado. Atingido um determinado nível, abrir-se-ia a comporta do Jardim de Alah, o que deveria ser suficiente para retirar a areia acumulada na sua entrada.*
 *28- Eng. Químico Henrique Andrade (1975) PUC – Aterrar a Lagoa até dois metros abaixo do nível médio, com o intuito de eliminar a região de formação do gás sulfídrico.*
 *29- Chafariz – Como no lago de Genebra instalar-se-ia um filtro para eliminar algas e bombeamento da água a grande altura com efeito estético. A finalidade principal seria a oxigenação da Lagoa.*
 *30-Eng. Canedo – Construção de uma elevatória subterrânea nas areias da praia, sendo a captação da água do mar feita através de uma tubulação de grande diâmetro em frente ao canal do Jardim de Alah. Ela seria enterrada na zona de arrebentação, aflorando no fundo do mar, a uns trezentos metros da praia.*
 *31- Ecológica. Eng Breno Marcondes.  Não fazer nada, deixar a natureza  agir livremente.  Só tirar a poluição.*
 *32- Eng. Eugênio Torres – 1ª Proposta – Instalação de um compressor com  vazão de 360 pés3/m e “uma tubulação de ferro galvanizado de ½  polegada,
 contornando toda a Lagoa, uma casa para o compressor, um sistema de flutuadores e uma mangueira de 300 metros.”*
 *33- Eng. Eugênio Torres – 2ª Proposta – Rebaixamento do canal atual do  Jardim de Alah em 1 metro.*
 *34- Eng. Antônio P. Cunha – (abril, 1996) “fechamento definitivo da  comporta do canal do Jardim de Alah e retirada do enrocamento da praia...instalação de um conjunto de bombas reversíveis para troca de água entre a Lagoa e o mar”.*
 *35- Sulfato de cobre – Na década de 60, este produto químico foi jogado  com a finalidade de eliminar as algas.*
 *36- Biólogo Evandro Brito – Na inauguração do laboratório da FEEMA na  Lagoa, em 1981, propôs lançar sulfato ferroso para eliminar o gás  sulfídrico. Chegou inclusive, de cima de um barco a fazer um teste no dia.
 Os resultados não são conhecidos.*
 *37-Nitrato de cálcio – Com a finalidade de ligar o fósforo ao sedimento, impedindo a proliferação das algas. Através de uma denitrificação, o lodo é oxidado na sua camada superficial, por uma solução de nitrato de cálcio. As bactérias denitrificantes mediante a redução dos nitratos NO3 oxidam a matéria orgânica CH20, transformando-a em gás carbônico CO2, água H2O e nitrogênio N2.*
 *38- Universidade de Lund, Suécia – Retirada parcial do lodo, do esgoto e bombeamento de 6m3/s de água do mar. Os pontos de entrada e saída da água do mar deveriam estar em lados opostos.*
 *39- Eng. Flávio Coutinho – 1ª – Bombeamento de 2,8m3/s de água do mar, junto à comporta do Jardim de Alah. A captação seria no Costão do Vidigal, aproveitando a elevatória do Leblon e tubulações pela praia do Leblon. Haveria necessidade de operação de comportas. O canal seria prolongado em 200 m, mar adentro.*
 *40- Eng. Flávio Coutinho – 2ª – Semelhante à anterior, com a diferença de  que o ponto de lançamento seria transferido para um local profundo e central da Lagoa, com a ajuda de uma nova tubulação enterrada pelo fundo do  canal do Jardim de Alah. As comportas seriam desativadas e o canal, na largura atual, prolongado 200 m mar adentro. A sua parte final seria reta e  não curva. Para evitar a entrada das ondas seriam instalados dispersores de  energia no canal.*
 *41- Biofixação – Utilização de microorganismos selecionados, fixados sobre suportes minerais, com a finalidade de otimizar a degradação e fixação de matérias orgânicas e inorgânicas, transformando-as em compostos inócuos.*
 *42- Alfredo Sirkis – Aeração laminar – Semelhante à proposta número 32,  Eng. Torres, com o acréscimo de um componente de ozonização no ar
 borbulhado.*
 *43- Eng. oceanógrafo Robson Calixto – Alargamento do canal do Jardim de Alah para 32 m e aprofundamento para 2,20 m. O prolongamento mar adentro seria de 200 m, terminando em linha reta.*
 *44- LNEC – Laboratório de Engenharia Hidráulica de Lisboa – 1ª Alternativa - Proposta da Coppe, semelhante à anterior, com a diferença que o canal no  mar terminaria em forma curva, para evitar a entrada de grandes  ondas.*
 *45- LNEC- Laboratório de Engenharia Hidráulica de Lisboa – 2ª Alternativa – Somente o prolongamento mar adentro do canal na largura de 32 m, no trecho  da praia e terminando na forma curva. O restante do canal permaneceria nas mesmas dimensões.*
 *46- LNEC – Laboratório de Engenharia Hidráulica de Lisboa – 3ª Alternativa – Prolongamento mar adentro do canal na largura de 32 m, no trecho da praia e aprofundamento em cerca de 3 m do canal atual. Nas três alternativas não existiram  comportas.*
 *47- Eng. Othon Leonardos – Prolongamento do canal atual, além da  arrebentação. Proposta endossada posteriormente, em 01/05/1979, pelo eng. Fernando Abecassis, chefe do Serviço de Hidráulica do Laboratório Nacional  de Engenharia Civil de Lisboa*
 *48 – Eng Rosman ( Coppe ). Proposta dos  “Dutos Afogados” em 2008, que consistia basicamente na  interligação da Lagoa ao mar através de 4 tubos em forma de “U “, diâmetros de 2,8 m, numa forma semelhante a de um sifão invertido.*
 *49 – Eng Mario Sergio Bandeira ( SEARJ ). Em 2010 propôs alargar o canal de Jardim de Alá para  40 m seguidos de dois enrocamentos submersos.*
 *50 – Eng. Faveret. Bombeamento de água do mar pela elev do Leblon  adaptada, pelos canais da Av.Visc. de Albuquerque e Joquéi até a comporta  do Piraquê e saída da água salobra pelo canal do Jardim de  ala. *



PALESTRA NO CLUBE DE ENGENHARIA DO RIO DE JANEIRO

PERFEITO FLAVIO,

SUA PALESTRA JÁ ESTÁ CONFIRMADA LÁ NO CLUBE, PELA MINHA DTE [DRHS] no dia 06/12 as 18:30h. ....  e tenho certeza que será um grande sucesso .


Sugestão :  QUE TAL COMO TITULO:  "" 50 TONS DE CINZA  PARA A LAGOA RODRIGO DE FREITAS - PROPOSTAS  ""??????  [hehehehe .... ]
Como vc. sabe eu trabalhei no LNEC em Lisboa com o amigo e grande engenheiro hidráulico já falecido Abecassis e no HIDROESB e no ESB com o velho e grande engenheiro sanitarista Saturnino de Brito [alias,  meu padrinho de casamento ....] .
 APRENDI muita coisa de engenharia e de vida com eles... 
As soluções são bem semelhantes : RENOVAR A ÁGUA DA LAGOA só mudando as vazões e o modo de o fazer.
Só acrescento que o modelo reduzido do HIDROESB MODIFICAVA O FORMATO DAS ILHAS PIRAQUE E CAIÇARAS [ COM AUMENTO DE ATERRO] PARA UMA SAÍDA MAIS HIDRODINÂMICA DA AGUA PARA OS CANAIS [pelo titulo o VITOR COELHO apenas apresentou os resultados do HIDROESB - nao é trabalho novo nem diferente  ..... ]

NA VERDADE O MODELO DO HIDROESB apontava varias 3 alternativas com o objetivo de RENOVAR
AS AGUAS em 20% do volume diario :

A1 = SO PELO ALARGAMENTO DO CANAL [muito cara e inviavel devido a largura do canal ]
A2 = SÓ POR BOMBEAMENTO.

A3= SOLUÇÃO MISTA [ A ADOTADA como mais econômica]  o que coincide com o que o BRITO falou em 18 e 19]. ele apenas se referiu ao estudo do HIDROESB ....

NESTA EPOCA [1970-1978] eu trabalhava com ele o velho Brito [ ver no meu site www.profrios.kit.net  e clicar em  ARTIGOS]

18- Saturnino de Brito Fº - 2ª. Bombeamento de 12m3/s de água do mar e  instalação de dispositivos de guias correntes dentro da Lagoa com a formação inclusive de duas novas ilhas próximas ao clube Caiçaras.*

 *19- Saturnino de Brito Fº - 3ª – Repete as soluções 17 e 18, acrescida de  uma elevatória junto ao Piraquê, para auxiliar na renovação, através do canal do Jóquei.*
Sdçs. FLUVIO-LACUSTRES;
PROF. JORGE RIOS   =  www.profrios.kit.net


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
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