PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

14 de dezembro de 2012

NA RESERVA DA BARRA DA TIJUCA, LAGOA DE MARAPENDI ENFRENTA MORTANDADE DE PEIXES, POR POLUIÇÃO













Lagoa de Marapendi sofre com poluição e mortandade de peixes, mas Inea descarta relação

Felippe Franco | Rio+ | 13/12/2012 
A Lagoa de Marapendi, tradicional reserva localizada na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, sofre há tempos com a poluição, apesar de ainda ser berço de espécies nativas como peixes, crustáceos, garças e até jacarés. O despejo irregular de esgoto, no entanto, já se torna uma ameaça à fauna da região.
De acordo com o jornalista Alexandre Tortoriello, que denunciou o problema ao SRZD, a galeria de águas pluviais voltou a jorrar dejetos há cerca de dois meses.
Moradores da Associação Bosque de Marapendi (ABM), nas margens da Lagoa, precisam passar pelo canal com frequência, tornando a situação ainda mais desagradável. O marinheiro Adilson Nascimento, que faz a travessia diariamente, reclama do cheiro. "Está com um odor muito forte. Quando chove, fica pior ainda, um cheiro insuportável", protestou.
O despejo nos fundos da Rua Martinho de Mesquita, que faz esquina com a praia na altura do Hotel Windsor, foi registrado por Tortoriello. Assista:
A poucos metros da saída do esgoto, crustáceos convivem com a água poluída e, perto dali, com peixes mortos boiando sobre a água.
Procurada pelo SRZD, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente não se pronunciou sobre o caso. Já Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em nota, afirmou que realizou vistoria e coleta de amostras nesta semana e constatou que a morte dos animais aconteceu devido à alta temperatuda da água.
"As inversões térmicas abruptas ocasionaram baixa no nível de oxigênio na lagoa que, conforme resultado da análise laboratorial de amostras de água variava de 0.8mg/l a 1,4mg/l, o que, consequentemente, causou a morte de peixes menores e menos resistentes", comunicou o Inea.
Outras análises de laboratório serão realizadas para detectar possíveis lançamentos de esgoto na Lagoa de Marapendi. Ainda de acordo com o instituto, já está sendo desenvolvido um projeto de dragagem e recuperação ambiental do Sistema Lagunar de Jacarepaguá. A previsão é que as intervenções comecem já no primeiro semestre do ano que vem.
(*) Foto do biólogo Mario Moscatelli, que também alertou a reportagem sobre o problema. Fonte: http://www.sidneyrezende.com/noticia


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br