Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda (RJ) nas margens do Rio Paraíba do Sul
Inea multa CSN por descumprimento de acordo ambiental
SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO, 19 Dez (Reuters) - O Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea) anunciou nesta quarta-feira uma multa de 11,6 milhões de reais à Companhia Siderúrgica Nacional por descumprimento de acordo após vazamento de material poluente em 2009 no rio Parnaíba do Sul, no Estado do Rio de Janeiro.
Segundo o Inea, a siderúrgica descumpriu alguns itens do termo de ajustamento de conduta (TAC) assinado em 2010. O TAC, que em valores atualizados é de 400 milhões de reais, envolve 114 ações de ajustamento e aprimoramento na planta de Volta Redonda, no interior do Estado.
A CSN se comprometeu a fazer investimentos ambientais de 216 milhões de reais que previam plano de ação de três anos, após o vazamento na unidade de carboquímicos da usina siderúrgica Presidente Vargas, em Volta Redonda. Em vistoria feita pelo Inea e pela Secretaria de Ambiente do Estado foram constatados 17 itens de atraso. Os problemas foram detectados em qualidade do ar, efluentes e áreas contaminadas.
"Eles não instalaram dutos para controlar o pó vermelho, resíduos de metais e ferro. O projeto está atrasado em 7 meses. No grupo água, eles estão atrasados 8 meses na instalação de tanques de contenção para água oleosa", disse à Reuters o secretário de Ambiente, Carlos Minc."
"Além disso, a CSN não retirou os contaminantes de lençóis freáticos oriundos da planta. É um ano de atraso", adicionou.
Além do TAC, a companhia levou multa na época em 20 milhões de reais por vazamento de resíduos de carvão mineral, altamente tóxico, no rio. O acidente causou suspensão de captação de água em estações da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae).
Em julho de 2011, Minc, afirmara que a CSN tinha cumprido até aquele momento grande parte do acertado no acordo, que buscava adequar a usina a um novo padrão ambiental.
Procurada, a CSN informou que não vai comentar o assunto até ser notificada oficialmente. A companhia tem 10 dias para recorrer da decisão.
(Por Alberto Alerigi Jr. e Rodrigo Viga Gaier)
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br