Na divisa de Itaquá e Suzano, às margens da Avenida Miguel Badra, a terra rachou por falta de água / Foto: Edson Martins
Seca prolongada muda paisagem do Rio Tietê
TER, 01 DE JULHO DE 2014
Em diversos pontos de Mogi das Cruzes e Região, a seca transformou a paisagem do Rio Tietê. Onde, anteriormente, havia água, hoje existem grandes bancos e faixas de terra, além de lixo acumulado. Já é possível, inclusive, caminhar sobre o leito, cada vez mais esvaziado.
Na divisa de Itaquá e Suzano, por exemplo, no Bairro Miguel Badra Baixo, às margens da Avenida Miguel Badra, o cenário é semelhante ao da caatinga, onde a terra racha por falta de água. Nesse ponto, há uma grande área que serve de vazão para o rio, mas que não recebe o recurso hídrico há meses, segundo moradores do entorno. Por isso, o solo está completamente ressequido e a reportagem conseguiu andar sob ele, até chegar bem próximo ao Tietê, em si, com nível baixíssimo e muito assoreado.
“Faz uns quatro meses que essa área não recebe um pingo de água porque o rio está baixo e longe de transbordar. É para isso que esse espaço serve, mas não tem sido usado. A gente que trabalha todo dia aqui ao lado percebe o quanto o Tietê está seco. Tem alguns pontos onde a gente consegue ver o chão”, constatou o dono de uma borracharia, Arnon de Melo.
Da mesma forma, o proprietário de uma serralheria que fica ao lado do Tietê, Rosalino Máximo da Fonseca, conta que quando começou a perceber que não havia mais água no rio, ele tratou de fazer economia em casa e na loja dele. “Fiquei mais consciente, porque estou presenciando essa desgraça. É muito triste de ver e me preocupa. Será que não teremos água para beber, para tomar banho? Por isso, passei a não lavar o carro e nem o quintal e a calçada. Quando eu era criança, meus pais não faziam economia. Ninguém fazia porque não se falava que, um dia, a água poderia acabar. A gente sempre aprendeu na escola que o Brasil era um país lotado de água. Olha no que deu”, avaliou Rosalino. (Sabrina Pacca)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br