O nível de alguns reservatórios de usinas hidrelétricas na divisa de São Paulo com Minas Gerais e Mato Grosso do Sul está abaixo do esperado para esta época do ano. No rio Tietê, a falta de chuva também interfere no volume de água. A situação mais crítica é na usina de Promissão onde o nível do reservatório está em 33%. O volume de água no rio Tietê não é o mesmo nos meses de seca e o reflexo está nos reservatórios das usinas hidrelétricas da região, dois deles monitorados pelo operador nacional do sistema.
Em Barra Bonita (SP), o reservatório está com 85,32% do volume útil. Em Promissão (SP), a usina está funcionando com apenas 33,26% do volume de água. As duas hidrelétricas são responsáveis pelo abastecimento de energia de um milhão 270 mil casas. Segundo o engenheiro Carlos Alberto Ramos Kirchner, se o volume de água continuar baixo, dificilmente a região ficará sem racionamento. A navegação já está prejudicada. As barcaças, que tem capacidade para transportar 6 mil toneladas, estão atravessando o rio com dois terços da capacidade, para não encalhar nos bancos de areia.
Várias empresas que dependem da hidrovia diminuíram a navegação em 50% e o resultado está nas rodovias. São 133 caminhões a mais por dia, para transportar o volume de produtos que circularia pela hidrovia tietê-paraná. Os níveis baixos prejudicam a navegação e ameaçam a geração de energia. O Governo Federal, que está subsidiando os gastos com o fornecimento e com a ativação de termelétricas, já anunciou que o aumento pode ser repassado ao consumidor.
O aumento na conta de luz vai ficar, segundo o governo, para depois da Copa do Mundo e das eleições, previsto, por enquanto, para 2015. O governo também estuda aumentar a carga de impostos, mas não informou quais terão a alíquota reajustada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br