Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de novembro de 2008

FOGO VOLTA A CASTIGAR A CHAPADA DIAMANTINA (BA)

Fotos: Reginaldo Pereira / Agência A Tarde Por onde passam as chamas deixam o rastro de destruição
Em meio a fumaça, moradores tentam apagar focos de incêndio

Novo foco de incêndio surge na Chapada Diamantina

Estadão Online 15/11/08

Embora os dois maiores focos de incêndio ao norte e sul de Mucugê, na Chapada Diamantina, já tenham sido controlados, nesta sexta-feira (14) surgiu um novo foco nas proximidades do rio Garapa, na cidade de Andaraí. A administração do parque disse que essa ocorrência é preocupante, uma vez que a área é de muito difícil acesso.

A administração informou que há cerca de 80 bombeiros trabalhando, mas nenhum deles no novo foco. Todos os esforços estão direcionados para garantir que o fogo não retorne nas áreas mais críticas.

O parque da Chapada Diamantina já teve metade de seus 152 mil hectares queimados desde que os incêndios começaram. "É provável que nunca mais recuperemos o que foi destruído pelo fogo este ano", lamenta o gestor do parque, Cezar Gonçalves, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio). "Temo que algumas espécies de aves, que estavam em período de reprodução, por exemplo, sejam seriamente afetadas. Há risco de extinção." Na área, vivem cerca de 370 espécies de aves.

O secretário Matos, porém, não acredita nessa possibilidade. "Com certeza vamos recuperar tudo o que foi destruído", garante. "Temos tecnologia e conhecimento suficientes para isso. O que vamos fazer é transformar a chapada em prioridade nos programas estaduais já desenvolvidos na área de reflorestamento, direcionando mais recursos à região."

A preocupação dos empresários na cidade é, principalmente, relacionada com a alta estação - que tem início em um mês. Nas agências de turismo receptivo, que realizam excursões pelo parque, a queda na procura por passeios já chega a 70%. "Tem gente que nem aparece nos passeios reservados ao ficar sabendo da situação", diz o empresário João Robalo Neto. "Cancelamos alguns roteiros, mas ainda há alguns trechos preservados e passeios sendo realizados. O problema é que o fogo está avançando."

O secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, porém, não acredita que o incêndio faça diminuir o fluxo turístico na área - cerca de 100 mil visitantes por ano. "Estamos criando compensações para equilibrar isso (a queda do turismo pelo impacto dos incêndios)", acredita. "Fui autorizado pelo governador a promover uma grande festa de réveillon em Lençóis, por exemplo". Só haveria festas do gênero em Salvador, Porto Seguro e Ilhéus. (Fonte: Estadão Online)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br