O Projeto Navegar Amazônia desenvolve atividades que visam identificar, fazer prospecção, divulgação e documentação da cultura de comunidades ribeirinhas da região amazônica.
Outra atividade desenvolvida pelo projeto consiste na oferta de oficinas de iniciação em informática, fotografia, edição de vídeo , filmagem e música às comunidades de área de abrangência do Projeto.
Atuamos fortalecendo a cultura local e regional, com foco na produção de mídias digitais, na difusão via internet, através de um sofisticado laboratório de tecnologia de informação e comunicação, instalado no compartimento superior do barco, universalizando o acesso e permitindo desta forma iniciativas de preparação do cidadão para atuar na chamada sociedade da informação.
Através da parceria com a Cidade do Conhecimento da USP ( Universidade de São Paulo ) estaremos viabilizando retorno econômico a essas comunidades com a comercialização de produtos artísticos para disponibilização em telefonia Celular, tais como toque de campainha de sons da floresta, imagens e desenhos da cultura Amazônica para wallpapers.
O Projeto Navegar Amazônia tem sua infra-estrutura constituída por um barco de madeira com design tipicamente amazônico, dois compartimentos, um laboratório com seis computadores, um laptop, web câmeras, câmeras digitais e filmadoras, servindo ainda como laboratório e alojamento para os técnicos envolvidos no Projeto.
Complementando a infra-estrutura disponível do projeto, a OSCIP possui um escritório na cidade de Macapá, composto por uma sala, com computadores, impressoras, telefone e Internet.
O Projeto Navegar foi idealizado por José Roberto Lacerda e Jorge Bodanzky em 1996. Embora a idéia fosse inovadora e tenha sido elaborado um projeto para captar recursos, até o ano 2000, não se conseguiu financiamento para a implementação do projeto.
O então Governador do Amapá, João Capiberibe, resolveu executar o projeto através do Prodap (Processamento de Dados do Amapá) e em agosto de 2000 o Barco do Projeto Navegar partiu rumo ao Arquipelágo do Bailique, em viagem inaugural.
Durante o período de 2000 a 2002, o Navegar atuou no Arquipélago, fazendo Inclusão Digital no Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amapá e também em parceria com segmentos Culturais do Estado, com os quais já fazia um trabalho de Prospecção Cultural da Região.
Infelizmente, a partir de 2003 o Projeto foi abandonado pelo Governo do Estado do Amapá.
Como em 2002 o Projeto já se constituíra como uma OSCIP ( Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) , mais uma vez buscou-se parceiros para que de novo ele fosse implementado.
Agora, com a parceria do Ministério da Cultura, o Projeto foi retomado e ampliado em suas ações e áreas de abrangência, passando a atuar na Amazonia e não apenas no Estado do Amapá. Além disso, passou a incorporar também a TV Navegar, que vai levar imagens diretamente das comunidades ribeirinhas da Amazônia para o mundo.
- Desenvolver ações buscando a minimização da exclusão social através dos vários segmentos desenvolvidos pelo Projeto e sua equipe técnica;
Dar visibilidade à sabedoria e à cultura locais, através da formação de cidadãos ribeirinhos com domínio das tecnologias disponíveis no Projeto, para que possam produzir suas mídias e outros produtos culturais.
Objetivos Específicos
- Elaborar e executar projetos de pesquisa com base na identidade amazônica nas áreas de educação, cultura, turismo e lazer;
Preparar o cidadão para atuar na sociedade da informação, capacitando-o para a utilização do computador e da internet;
Fortalecer a cultura local com foco na difusão e registro dessas experiências via internet.
Clique e conheça mais o NAVEGAR AMAZÔNIA , sua Equipe e sua Galeria de Fotos
O importante Projeto "Navegar Amazônia" tem como Diretora da OSCIP minha particular amiga e companheira de muitas jornadas, a dinâmica e empreendedora Profª Malu Alencar, publicitária, cineasta e historiadora da USP.
Na Coordenação Geral do Projeto o dinâmico casal José Roberto e Márcia Bodazky que com apoio de uma pleiâde de gente jovem, dinâmica e competente estão realizando um maravilhoso trabalho pelos rios da Amazônia.
Estávamos aguardando o lançamento do Portal SOS Rios do Brasil para fazermos ali uma ampla divulgação desse grande projeto que valoriza, promove, divulga e apoia nossos ribeirinhos, mas como está demorando um pouco resolvemos mostrar aqui no Blog o que estão fazendo esses novos pioneiros da amazônia!
Parabéns Equipe Navegar Amazônia...a partir dessa data, estamos navegando com vocês e divulgando também para o mundo a cultura das comunidades ribeirinhas da região amazônica!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br