Município de Itabuna, na Bahia, vive epidemia de dengue
A cidade de Itabuna, no sul da Bahia, a quinta maior em população do estado, enfrenta uma epidemia de dengue. Mas faltam médicos e a espera nos hospitais por atendimento é interminável.
Os moradores dos bairros mais atingidos da cidade fazem mutirões e tentam se livrar do lixo e dos criadouros dos mosquitos, mas não é o suficiente. Até para se proteger das picadas do inseto tem sido difícil. Nas farmácias, acabou o estoque de repelente infantil.
O medo é tanto que há muita gente fazendo exames de sangue antes mesmo antes de procurar um hospital. Basta a suspeita da doença. Com isso, o número de exames nos laboratórios aumentou 60% em fevereiro.
Em todos os hospitais que atendem pacientes com suspeita de dengue, a situação se repete e, principalmente, à noite: filas imensas. Até serem atendidas pelo único médico de plantão em uma clínica da cidade, todos os pacientes esperam, no mínimo, de cinco a seis horas.
A clínica pediu mais médicos para o município, mas não está fácil. No maior hospital da região, uma nova ala foi aberta para atender pacientes de dengue, mas os 20 leitos infantis ainda não foram ocupados porque faltam pediatras.
Em outro hospital, as folgas foram suspensas, os médicos estendem o plantão e não adianta. As enfermarias e os consultórios estão lotados e há crianças até no corredor.
Só neste ano já foram registrados 2.690 casos de dengue em Itabuna. Quatro pessoas morreram. Outras quatro mortes estão sendo investigadas. A Secretaria de Saúde de Itabuna informou que serão contratados 51 médicos em regime de urgência, para melhorar o atendimento. (Fonte: G1)/AMBIENTE BRASIL
ITABUNA (BA) - A CAPITAL DO CACAU
Localizada na região sul da Bahia, Itabuna é conhecida como a capital do cacau. A terra natal do escritor Jorge Amado tem pontos turísticos bem especiais como:
Jardim do Ó
Uma das mais conhecidas praças do centro de Itabuna, o Jardim do Ó serve de elo de ligação entre as várias vias de acesso. É um dos pontos de maior tráfego de veículos. Saiba um pouco mais sobre o jardim do Ó.
Praça Adami
No dia 5 de janeiro de 1905, uma queima de fogos ensurdecedores avisavam que o coronel Domingos Adami, acompanhado de Henrique Alves e uma grande multidão acabava de inaugurar a praça com o seu nome. Saiba mais sobre este tradicional local do centro de Itabuna.
Avenida Cinquentenário
A Avenida Cinquentenário é a maior via de circulação no centro da cidade. Em 1960, aniversário de 50 anos da elevação de Itabuna à categoria de cidade, todo o trecho entre o Jardim do Ó e o canal Lavapés passou a chamar-se Avenida Cinquentenário.
Praça Santo António
A praça Santo António está localizada em frente ao santuário Santo António, quase no final da avenida Cinquentenário, no sentido Ilhéus, construída por volta de 1910. Foi uma das primeiras praças de Itabuna
CONHEÇA A BACIA DO RIO CACHOEIRA E VEJA SUA SITUAÇÃO
A crise do cacau deixou aproximadamente 250.000 desempregados que peregrinam pela Bahia e por diversas regiões do país. As grandes cidades, como Ilhéus e Itabuna, recebem essa leva de migrantes que "invadem áreas como as alagadas e margens dos rios".
O Rio Cachoeira, que ao longo de sua trajetória vem sofrendo um processo de degradação visível pelos impactos negativos, provocados principalmente pelos centros urbanos dos 10 municípios que fazem parte da bacia hidrográfica, já não mais oferece qualidade em suas águas. Conseqüentemente nos frutos oriundos dela, pondo em risco aqueles que desfrutam de seu uso, a exemplo dos marginalizados da pirâmide social, que não tem outra alternativa e lamentavelmente as crianças são as maiores vitimas.
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Me chamo Aurélio tenho 32 anos completando dia 11/04;
ResponderExcluirE gostaria muito da ajuda para presentiar meu padrastro;
ele é casado com a minha mãe a mais de 15 anos;
E perdeu contato com sua mãe desde seus 12anos de idade;
Hoje mora com minha mãe ao qual vem de uma familia humilde e sem condiçoes financeiras;
Ele se chama :
ARLINDO RODRIGUES MOTA FILHO
Sua mãe :
MARIZETE AUGUSTA MOTA
Sua irmã:
ELIZETE RODRIGUES MOTA
Eles moravam em ITABUNA
Bairro : CONCEIÇÃO;
Neste ano caso alguém saiba de algum caminho por onde eu possa ir ou vuscar para presente-lo ficarei muito agradecido;
Pois seri o quanto ele deseja ter noticias de sua mãe, assim como eu ou qualquer um de nós seres humanos gostamos de nossos familiares por perto ou sempre tendo algum contato;
Meus fones de contato´são :
065-8135-5632
,065-3052-3100
065-3624-9183
Muito obrigado a todos ja antecipadamente;
Aurélio Dias
Meu nome é ANELITA J SENA SANTOS
ResponderExcluirSOU BAIANA DA CIDADE DE VALENÇA, MORO EM SÃO
PAULO MAS TENHO UM GRANDE SOMHO DE VOLTAR
PARA MINHA TERRA. QUERO FAZER UM APELO ÀS
AUTORIDADES DE SAÚDE DESTE MUNICIPIO QUE TOME
PROVIDENCIAS, POIS SABEMOS QUE PODEMOS NOS
VALER DE TODOS OS RECURSOS PARA ZELAR PELA NOSSA SAÚDE. DEUS ESTÁ DO NOOSO LADO DESEJO PAZ PARA TODOS OS MEUS IRMÃO.E ASSIM QUE DEUS PERMITIR EU VOLTAREI PARA MINHA TERRA.
Penso muito em voltar mais primeiro é preciso que a Região Cacau crie condições dignas para se viver de novo ao lado das pessoas que gostamos e que se consiga ter trabalho sem aquela antiga ideia de protecionismo erdada dos Colonéis do cacau.
ResponderExcluir