Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de maio de 2010

TURBINAS CHINESAS PODERÃO TOCAR HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE


Fornecedores temem chineses em Belo Monte

Fonte: AE Agencia Estado

Os fabricantes de máquinas e equipamentos elétricos instalados no Brasil estão preocupados com a escolha dos fornecedores para a construção da Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA). Eles temem que a maioria das turbinas necessárias para pôr a usina em operação seja comprada no exterior, especialmente na China. "Isso seria um grande prejuízo para o setor, que esperava criar 10 mil empregos com a produção dos equipamentos no mercado interno", afirma o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), José Velloso Dias.


Segundo ele, um grupo de empresas havia fechado acordo com o consórcio da Odebrecht e da Camargo Corrêa, que desistiu da disputa antes do leilão. Uma outra turma era parceira da Andrade Gutierrez, que perdeu o certame para o consórcio Norte Energia. "Nesses casos, os equipamentos já estavam cotados. Já havia uma conversa em andamento. Com o grupo vencedor, até agora não houve aproximação", disse o executivo da Abimaq, que representa os maiores fabricantes de máquinas e equipamentos do País.

Belo Monte será a terceira maior hidrelétrica do mundo e a maior em construção no País. Exigirá a fabricação de 20 turbinas de 550 megawatts (MW) e 9 de 25,9 MW de potência - a usina de Itaipu, a maior do Brasil, tem 20 turbinas de 700 MW cada. Segundo informações que circulam no setor, uma das candidatas a fabricar parte dos equipamentos é a argentina Impsa, que está a todo vapor no Brasil no segmento de energia eólica. Mas, para chegar ao preço ofertado no leilão, não está descartada a compra de equipamentos chineses, cujo custo é bem mais baixo por causa da mão de obra e também do câmbio, afirmam fontes.


Na construção das hidrelétricas do Rio Madeira, Santo Antônio e Jirau, as fabricantes Alstom e Bardella construíram fábricas em Rondônia para atender a demanda dos consórcios vencedores. Uma das estratégias das empresas era aproveitar a planta industrial para fornecer equipamentos também para Belo Monte, que será instalada em local de difícil acesso.

Fonte: Site Grandes Construções

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br