UMA BOA IDÉIA PARA SER APLICADA EM SUA PRAIA:
Prefeitura de Itaboraí amplia benefício aos pescadores
Época do defeso permite reprodução dos caranguejos. Créditos: Sandro Giron.
Por Marcely Figueiredo
Catadores de caranguejo de Itaboraí ganharam mais um apoio da Prefeitura. Para ajudar no orçamento familiar na época do defeso, período em que a pesca é proibida, além das cestas básicas, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca vai liberar para os trabalhadores mais uma parcela do pagamento mensal, no valor de um salário mínimo. Os catadores cadastrados, que já recebem nos meses de setembro e outubro, terão um terceiro benefício em novembro.
Todos os dias, os pescadores devem comparecer ao entreposto de fiscalização ambiental, onde assinam um livro no qual são registrados horários e quantidade retirada do mangue, como forma de controle e preservação. Assim, a Secretaria tem identificado e cadastrado pescadores que vivem da pesca do caranguejo. Para quem não é cadastrado, já encerrou o prazo de recebimento do benefício. O próximo cadastramento será realizado entre os meses de junho e julho de 2011.
O defeso tem como objetivo proteger os caranguejos durante o período de acasalamento e reprodução, através da proibição da pesca nos meses de setembro, outubro e novembro. Aproximadamente 75 famílias de Itaboraí vivem da cata do crustáceo, que é comercializado no valor de R$ 1,50 a R$ 2 a unidade.
Biodiversidade - Área de Preservação Ambiental (APA), o manguezal faz limite com a Baía de Guanabara. No total, são 14 mil hectares, cortando os municípios de Itaboraí, São Gonçalo, Magé e Guapimirim. O encontro da água doce dos rios com a água do mar permite a sobrevivência de diversas espécies de caranguejo, além de cobras, capivaras, ariranhas, jacarés e aves.
Fonte: Monte Castelo Ideias/VILMAR BERNA - PORTAL DO MEIO AMBIENTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br