Livro sobre o Aquífero Guarani é lançado pela Embrapa
O livro "Uso agrícola das áreas de afloramento do Aquífero Guarani no Brasil": implicações para a água subterrânea e propostas de gestão com enfoque agroambiental, editado pelo pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) Marco Antonio Ferreira Gomes, foi lançado durante a programação da VI Exposição de Tecnologia Agropecuária – Ciência para a Vida, na sede da Embrapa, em Brasília, DF.
O evento contou com a presença do editor técnico, da diretora-executiva da Empresa, Tatiane Deane de Sá e do gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira, cuja Unidade é parceira na edição deste livro.
Com 417 páginas e 20 capítulos, dos quais 18 referem-se a resultados de pesquisa obtidos ao longo de mais de 12 anos de trabalho por meio de equipe multi-institucional (veja ao final as instituições envolvidas), a obra aborda a questão de uso de áreas frágeis, como as do afloramento do Aquífero Guarani, com ênfase nas possíveis implicações ambientais, além de propor medidas preventivas e corretivas aos possíveis impactos negativos gerados.
Gomes diz que o trabalho apresenta alguns cenários atuais, ajustados ao longo de vários anos de pesquisa, com a proposição de medidas alternativas de uso e de manejo agrícola para algumas delas, tendo como estudo de caso três regiões, localizadas em quatro estados – Microbacia do córrego do Espraiado, Ribeirão Preto, SP; Nascentes do rio Araguaia em Mineiros, GO e Alto Taquari, MT e Microbacia do Arroio Jacaguá, região de Alegrete, RS.
“Para as duas primeiras áreas foram propostas também ações de gestão agroambiental, constantes na 3ª parte do livro, como procedimentos de apoio à sustentabilidade das mesmas e, conseqüentemente, do Aquífero Guarani, uma vez que esses procedimentos podem ser aplicados, com os devidos ajustes, para as demais áreas de afloramento”, informa o editor técnico.
De acordo com o chefe geral da Embrapa Meio Ambiente, Claudio Spadotto, que escreveu a Apresentação, “a obra sintetiza os resultados de esforços conjugados de uma equipe multi-institucional e interdisciplinar que, de forma pioneira, desenvolveu um projeto temático de meio ambiente e agricultura, tendo como referência as áreas de afloramento do Aquífero Guarani em território brasileiro”, enfatiza ele.
Obra é dividida em 3 partes
Na parte 1 (Água Subterrânea no Brasil – o Aquífero Guarani), compost por dois capítulos, ambos de autoria de Marco Antonio Ferreira Gomes, são mostrados ao leitor as características e o potencial deste aquífero quanto a sua capacidade de abastecimento e alguns mecanismos
que interferem na qualidade da água, tendo como referência algumas considerações de profissionais da área de hidrogeologia.
A parte 2, (Uso Agrícola das Áreas de Afloramento do Aquífero Guarani no Brasil e Impactos na Qualidade da Água Subterrânea) tem15 capítulos de autoria de diversos pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente em parceria com outras instituições de ensino e de pesquisa.
Nela são
relatadas as experiências e os resultados obtidos ao longo dos anos, enfocando o uso agrícola das áreas de afloramento do Guarani e seus impactos na qualidade da água subterrânea.
Já a parte 3, (Ações de Gestão Agroambiental para as Áreas de Afloramento do Aqüífero Guarani no Brasil), é composta por três capítulos, de autoria de pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente, sendo alguns co-autores de instituições parceiras.
Nela são relatadas propostas de gestão com enfoque agroambiental para as áreas de afloramento, como medidas alternativas de uso e de manejo agrícola.
Nessa abordagem, de acordo com Gomes, foram consideradas duas regiões, localizadas em três estados – Microbacia do Córrego do Espraiado, Ribeirão Preto, SP, Nascentes do Rio Araguaia, em Mineiros, GO e Alto Taquari, MT .
O livro é destinado a técnicos do setor agropecuário, pesquisadores, professores e estudantes de ensino superior que atuam na área ambiental e na interface das relações entre a agricultura e o meio ambiente. Informações adicionais e aquisição podem ser obtidas no site da Embrapa Meio Ambiente
Instituições parceiras
Embrapa Solos (Rio de Janeiro), Instituto Biológico (Campinas e São Paulo), USP/Ribeirão Preto, SP, Instituto Agronômico (Campinas, SP), Unicamp/Departamento de Química Analítica, Agenciarural (Mineiros, GO), Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior/Mineiros, GO,
Daerp/Ribeirão Preto, Oréades – Núcleo de Geoprocessamento (Mineiros, GO) e Comiva – Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Vale do Araguaia (Mineiros, GO).
Eliana Lima
Jornalista, MTb 22.047
Embrapa Meio Ambiente
Cristina Tordin
Jornalista, MTb 28499
Área de Comunicação Empresarial
Embrapa Meio Ambiente, www.cnpma.embrapa.br
19.3311.2608
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br