Brasília - O ministro da Justiça, Tarso Genro, durante lançamento do Curso de Capacitação de Guarda Nacional Ambiental, a ser ministrado pelo Departamento da Força Nacional de Segurança Pública Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
Minc negou frustração com o número reduzido de profissionais nesta primeira turma. Ao assumir o ministério, há oito meses, ele disse que sua prioridade era a criação da guarda nacional ambiental. Segundo ele, aos poucos, reunindo parcerias com os Estados e municípios será possível atingir a meta de 2.000 homens.
Nesta segunda-feira, o ministro disse que a preservação do ambiente envolve uma série de ações. Minc disse que além dos fiscais e guardas ambientais, serão abertos concursos para ampliar o número de policiais rodoviários federais e também policiais federais. O objetivo, segundo ele, é que esses novos contratados atuem na preservação ambiental.
Outra medida é a liberação de R$ 23 milhões para a compra de equipamentos para os batalhões florestais e o estabelecimento de uma nova divisão de atividades do Instituto Chico Mendes. A ideia é montar uma nova estrutura com 11 departamentos com coordenações regionais para a região da Amazônia Legal.
Durante cerimônia de hoje, Tarso assinou portarias criando e regulamentando a guarda nacional e o grupamento especializado de busca e salvamento para operações emergenciais. Também foi firmado um ato que estabelece um grupo para atuar no combate aos crimes ambientais.
Fonte: Renata Giraldi
da Folha Online , Brasília
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Editando: Bom muito bom! Finalmente uma notícia de reforço para ações policiais a Amazônia, lá realmente é um caso de polícia.
ResponderExcluirRealmente Marcos, pode até ser muito útil, necessário e até imperioso uma "Guarda Ambiental" na Amazônia...mas cá entre nós, eu acreditaria muito mais se fosse possível gastar esse dinheiro para educar ambientalmente os brasileiros para respeitar a Amazônia, nossos rios, nossas fauna, enfim, nossos recursos naturais...
ResponderExcluirAinda acredito na educação....
Eu até concordo contigo professor, mas vide outras questões que envolve a educação e verás que funciona mais nem tanto, infelizmente basta olhar nossa representação política e veremos o espelho de nosso povo. Muito blá, blá, blá, pouca ação e muita corrupção!
ResponderExcluir