Realmente gostaria de uma explicação mais convincente sobre as fotos em anexo do sistema de tratamento da EMBASA, que tem Certificação de qualidade ISO 14001 ! ? ! ?
1. Srs. Conselheiros da APA-LN,
Envio mais fotos complementares de Satélite Google e qualidade do esgoto tratado da EMBASA liberada no Rio Pojuca, mostrando os pontos de maior concentração de esgoto no Rio Pojuca, e a qualidade do esgoto tratado da EMBASA liberada no rio.
Sds,
Adriano A. Paiva
2. Subject: Re: Fotos Poluição Esgoto Embasa Rio Pojuca
Para início, eu diria que o nosso maior problema não são os esgotos tratados: são aqueles que não são tratados. Temos um déficit no Brasil de quase 70% em cobertura de esgotos tratados e na Bahia não é diferente. O tipo de tratamento que se faz em Sauípe e Praia do Forte utiliza lagoas de decantação.
No caso de Sauípe, após a digestão anaeróbia da matéria orgânica, lagoas facultativas fazem a digestão aeróbia/anaeróbia e depois, lagoas de maturação utilizam a radiação ultravioleta da luz do sol para atacar os microorganismos patogênicos.
Em Praia do Forte, as lagoas são de outro tipo. Em função da pouca área disponível (foi aproveitado o lixão da localidade para a construção da Estação de Tratamento de Esgotos), foram construídas lagoas aeradas de mistura parcial e de mistura completa e a desinfecção é feita com lâmpadas ultravioletas.
O tempo de retenção nas lagoas e a presença de oxigênio favorece o aparecimento de algas.
A presença de oxigênio é um indicador importante de eficiência da estação, uma vez que ele é utilizado pelos microorganismos para processar a matéria orgânica presente nos esgotos domésticos: significa que esta carga já foi processada. Estas algas é que dão uma aparência verde nos efluentes tratados, e que, em contato com a água do rio, morrem, pois não é o rio seu habitat, sendo absorvidas pelo meio e desaparecendo alguns metros adiante, como é facilmente observável. Talvez o denunciante tenha as fotos do rio 50 metros adiante.
A medida da eficiência das estações é a quantidade de microorganismos patogênicos nos efluentes tratados, medidos indiretamente por meio de coliformes termotolerantes e a carga orgânica, medida por meio da Demanda Bioquímica de Oxigênio, DBO.
A presença de algas é um efeito colateral indesejável nas estações com lagoas, mas que têm o seu papel no processo, perfeitamente depuráveis pelo próprio rio, tendo como efeito aumentar a DBO no ponto de lançamento, pois elas próprias são matéria orgânica.
Não há relação com a eficiência da estação. Sem dúvida existe a poluição visual mas, considerando os benefícios das estações, e a possibilidade das metas progressivas previstas na Lei de Saneamento 11.445/07, podemos deixar a retirada das algas para uma etapa posterior, uma vez que a sua presença não inviabiliza os usos das águas a jusante do ponto de lançamento.
O que devemos todos lutar é pela universalização do saneamento, que tem um custo enorme e necessita de priorização da sociedade e de seus representantes, para que retiremos das águas a enorme carga orgânica que hoje é lançada nelas e salvemos a vida das pessoas por meio da prevenção de doenças transmitidas pelos esgotos não tratados. Estou à disposição para maiores esclarecimentos.
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Embasa....uma vergonha.
ResponderExcluirOlá, não sei como está hoje em dia, esta discussão. Mas,pelas normas do CONAMA, o efluente só pode ser lançado no rio, se estiver dentro dos limites de DBO, DQO etc. Se tem proliferação de algas, significa que a DQO e DBO estão muito elevadas, sendo assim, está provado que o efluente não está bem tratado.
ResponderExcluirmuito obrigado pelo artigo, ele me ajudou e muito nos estudos.
ResponderExcluircontinue assim,
bjs
vcs tem fotos do rio quando era despoluido???????????????
ResponderExcluirSe Vcs Ver Esse Rio Como Eu Vejo.
ResponderExcluirVo Todos Os Dia Ja Vi O Rio Todo Verde !
A Agua Q E Liberada Tem Um Fedo Muito Ruim Quase Desmaiei No Dia Q Fui La Perto Ver Como É.
Se Vcs Verem Como Ta Hoje Em 2015 Vai Ver Oq Eu To Falando
Vão La Hoje Em Dia Pra Vcs Verem A Merda Q Ta O Rio, Ja Vi (O RIO TODO VER)
ResponderExcluir