Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de março de 2009

NEGADA AUTORIZAÇÃO AMBIENTAL PARA USINA DE JIRAU NO RIO MADEIRA

Canteiros de Obras na Usina do Jirau (RO)

Governo de Rondônia nega autorização ambiental para Usina de Jirau

Agência Brasil - 09/03/2009

A Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia negou uma autorização ambiental solicitada pelo Consórcio Energia Sustentável do Brasil, responsável pela construção da Usina Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira (RO). De acordo com a assessoria de imprensa do consórcio, a autorização era para a abertura de acessos no canteiro de obras em uma área que pertence ao estado.

O consórcio garante que o trabalho no canteiro de obras da usina continua normalmente, pois o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já havia autorizado o início da construção da hidrelétrica. A empresa ainda irá avaliar se vai pedir novamente a autorização ambiental para o governo para trabalhar na área do estado.

O governo de Rondônia informou que determinou a suspensão da autorização ambiental porque a construção da usina irá provocar a inundação de uma área de conservação ambiental. De acordo com a nota divulgada pelo governo, se a usina fosse construída no local previsto inicialmente, a inundação não atingiria a área de conservação.


Mudanças de local da usina

A mudança no local da construção da usina foi anunciada pelo consórcio vencedor do leilão do empreendimento. Segundo os empreendedores, a medida deve diminuir os custos e os impactos ambientais, além de acelerar o cronograma da obra.

Na próxima quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai a Porto Velho visitar as obras das usinas de Jirau e de Santo Antônio, também no Rio Madeira.

(Fonte: Agência Brasil/Ambiente Brasil)

Usinas do Madeira levam caos a RO

Procuradores federais pedem a cassação das licenças das usinas hidrelétricas do rio Madeira (RO). Instituições civis acusam os construtores de ignorarem impactos socioambientais. Autoridades locais temem que Porto Velho chegue ao colapso, caso os investimentos em infraestrutura não saiam do papel.
Famílias desembarcam semanalmente na capital. Em apenas seis meses de obras, o resultado é um déficit de 2 mil vagas nas escolas públicas.
A espera por atendimento nos hospitais chega a dois dias. A falta de leitos deixa pacientes em estado grave à espera de cirurgias por meses.
As ruas sem calçamento, estacionamentos e sinalização, não comportam os 135 mil veículos que circulam pela cidade. Pescadores afirmam que os peixes sumiram e muitos trocaram a atividade, que garantia até R$ 2.500 por mês, pela construção civil, ganhando até 60% menos -
Hidrelétricas inauguram "surto de progresso" em Rondônia, mas há o temor de que o Estado não consiga concluir os investimentos em infraestrutura para suportar as empresas que já se instalam na região. Em Rondônia, só 2% dos domicílios têm rede de esgoto, e 17%, água encanada. Enquanto isso, 108 empreendimentos imobiliários estão em andamento em Porto Velho. Empresas como Carrefour, McDonald's e o hotel Ibis estão abrindo filiais em Rondônia.
Fonte: FSP, 8/3, Dinheiro, p.B7.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br