Usina de Itaipu adere ao Pacto Global da ONU
Danielle Jordan / AmbienteBrasil - 09/03/2009
O Pacto Global proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) é um acordo internacional que mobiliza a sociedade empresarial para a promoção dos direitos humanos, sustentabilidade e trabalho. As administrações brasileiras e paraguaias participaram do processo que contemplou as duas partes.
De acordo com a coordenadora de responsabilidade socioambiental da Itaipu Binacional - margem brasileira, Heloisa Covolan, a usina sempre atuou dentro desses princípios. “A adesão ao pacto representa dar transparência ao comprometimento que a empresa já tem de responsabilidade social e ambiental”, diz.
Em 2003 o conceito ambiental foi ampliado para além dos municípios banhados pela represa e a atuação se expandiu para toda a bacia. Alguns projetos se destacam na área de meio ambiente, segundo a coordenadora, como o estímulo à agricultura familiar e orgânica, sustentabilidade de comunidades indígenas, preservação do canal da piracema, destinação e monitoramento da água do reservatório para consumo humano.
“A empresa participa diretamente de políticas públicas nos dois países e usa a força institucional para reforçar esse apoio à sociedade”, completa. Covolan destaca que, também, desde 2003, a empresa divulga os relatórios de sustentabilidade utilizando padrões internacionais.
O Pacto Global da ONU foi idealizado pelo ex-secretário geral da ONU, Kofi Annan, em 1999. Seis mil e seiscentas empresas participam do acordo no mundo todo, 288 delas no Brasil.
Saiba quais são os dez princípios do Pacto Global:
1. Respeitar e proteger os direitos humanos;
2. Impedir violações de direitos humanos;
3. Apoiar a liberdade de associação no trabalho;
4. Abolir o trabalho forçado;
5. Abolir o trabalho infantil;
6. Eliminar a discriminação no ambiente de trabalho;
7. Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
8. Promover a responsabilidade ambiental;
9. Encorajar tecnologias que não agridem o meio ambiente.
10. Combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.
Fonte: exclusivo Ambiente Brasil
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br