SOS RIOS DO BRASIL VISITA (VI):
"MUSEU DA ÁGUA DE PIRACICABA - SP"
Na "Semana da Água 2011" visitamos na cidade de Piracicaba/SP o "MUSEU DA ÁGUA" e trazemos aos nossos internautas belas imagens do Museu e do famoso Rio de Piracicaba.
O Museu da Água de Piracicaba ocupa uma área de 12 mil metros quadrados ao lado do salto do Rio Piracicaba, onde funcionou a 1ª Estação de Captação e Bombeamento de Água da cidade. A construção é de 1887 e o local é rico em detalhes arquitetônicos como arcos, pisos e paredes de pedras, aquedutos centenários e antigas tubulações de ferro.
Havia no local dois casarões, sendo um deles demolido na metade do século XX para dar lugar à Avenida Beira Rio. No que restou, encontram-se preservados dois conjuntos de turbina e bomba que no início do século passado, foram responsáveis pelo bombeamento de água do Rio Piracicaba até a região central da cidade.
Prof. Jarmuth ao lado de antiga válvula do sistema de abastecimento
da cidade de Piracicaba, na entrada do Museu da Água
Do Mirante do Museu, é possível visualizar o canal de água que produz a cascata. Deste local se tem uma visão ampla do Salto do Rio Piracicaba, do Parque do Mirante e parte do Engenho Central. Na foto a Profª Tere Andrade,
autora da maioria das fotos desta visita do SOSRiosBr
Aprender a consumir água corretamente também é uma das atrações do museu. Enquanto lava as mãos, o visitante pode observar quanto está gastando. Os lavatórios possuem caixas transparentes com um medidor do volume de água. O mesmo sistema também é utilizado nos vasos sanitários. |
|
As enormes tubulações do sistema de abastecimento
Num dos aquedutos encontram-se três aquários com várias espécies de peixes do Rio Piracicaba. Através de fotos junto dos aquários, o visitante pode identificar os peixes, além de saber os que ainda podem ser encontrados no Rio Piracicaba, assim como as espécies em extinção.
Prof. Jarmuth visitando os aquários e conhecendo as espécies de peixes do Rio Piracicaba |
|
|
Visando a Educação Ambiental, o Museu da Água procura conscientizar os visitantes e as futuras gerações sobre o uso da água, tendo como principal objetivo, contribuir para as mudanças de atitudes humanas em relação ao ambiente.
Foto sob o aqueoduto principal, datado de 1887, local que recebe
milhares de visitantes, com acesso gratuíto.
A imponência e a grandiosidade das construções do aqueoduto, as
enormes tubulações e sistemas, impressionam os visitantes
Agendamento de visitas
O Museu da Água conta com monitores para acompanhamento de visitas de escolas, entidades e grupos diversos. Os interessados devem agendar as visitas com antecedência mínima de 15 dias através do telefone (19)3432-8063 de 2ª à 6ª feira das 08 às 12 horas e das 13 às 16 horas.Endereço e horário de visitação
Av. Beira "Rio Joaquim Miguel Dutra", 448 - Centro
CEP 13400-820 - Piracicaba-SP - Brasil
Fone (19) 3432-8063
e-mail: Museu da Água PiracicabaEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Horário de visitação:
Quarta à sexta-feira das 9 às 17 horas
Sábados e domingos das 9 às 17:45 horas
SEMAE - Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba
Rua XV de Novembro, 2200 - Bairro Alto - CEP 13.417-100
Site: SEMAE PIRACICABA
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
E aí, estimado professor Jarmuth, gostou do nosso Rio Piracicaba? Não é lindo?
ResponderExcluirecoabraços
Ivana Negri ( de Piracicaba)
Simplesmente fantástico, minha cara amiga e colaboradora!
ResponderExcluirAchei formidável o Museu e pude fazer umas ótimas fotos.
Tenho uma coleção de fotos que fiz do rio, da ponte, das margens, do espaço cultural, da exposição de fotos sobre as enchentes...
Vai dar uma outra reportagem...
Estou chegando de viagem e com vários compromissos do Dia da Água, mas logo que puder vou postá-las.
Piracicaba está cada vez mais bela e bem cuidada!
Abrçs
Prof. Jarmuth