PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

28 de dezembro de 2011

NA RETROSPECTIVA 2011 DO BLOG SOSRIOSBR VEJA QUEM AJUDOU A SALVAR RIOS

2011 nas águas do Brasil


RETROSPECTIVA 2011

EM 2011 ELES AJUDARAM A SALVAR OS RIOS DO BRASIL

Atitudes proativas e providências tomadas na  tentativa de melhorar a saúde ambiental das águas dos cursos d’água, dos lagos, represas, das praias, mares e oceano do Brasil e qualidade de vida da população, que valeram destaque e postagem no Blog SOSRiosBr em 2011.

Felizmente temos notado um considerável aumento de ações pró-ativas e atividades nas diversas bacias hidrográficas do Brasil, por parte da sociedade civil organizada (ONgs, Oscips, associações comunitárias, grupos ambientais), dos Comitês de Bacias, das escolas e universidades, das concessionárias e autarquias, dos Governos (municipais, estaduais e federal) visando melhorar a saúde ambiental das águas do país.

Nesta "Retrospectiva 2011 do SOSRiosBr" pudemos destacar as postagens que relatam essas atividades e iniciativas em benefício dos rios, ribeirões e córregos, dos lagos, aquíferos, represas, praias e do oceano, que em função dessas ações, estão ficando livres de esgotos sem tratamento, de lixos, poluições e contaminações em suas águas. 

Apesar de tudo o que foi destacado, tem muito a ser feito. Precisamos de um número bem maior de comunidades que possam assumir a defesa de seus recursos hídricos, de suas matas ciliares, florestas, mananciais e aquíferos, que ainda preocupam bastante as autoridades governamentais, os pesquisadores, os criadores de organismos aquáticos, pescadores, pecuaristas e também agricultores, que dependem de água de qualidade, para manter a saúde e qualidade de vida da população. 

Ainda temos uma grande parcela da população sem água tratada, encanada e mais da metade da população não tem sistema de afastamento e tratamento de esgotos em suas residencias, provocando um número muito grande de doenças, com origem na falta de qualidade da água que utilizam para as mais diversas finalidades.

Somente conseguiremos melhorar a qualidade das águas em nossas bacias hidrográficas quando, como cidadãos, nos envolvermos cada vez mais na preservação, na cobrança e na busca de soluções para os problemas de nossos recursos hídricos. Feliz Ano Novo para todos, muito amor, muita paz, muita felicidade e que possam em 2012 ajudar a preservar e salvar os maltratados rios do Brasil !

Prof. Jarmuth Andrade
Físico e Ambientalista, educador, leigo em hidrologia, que realiza desde fev 2008 um trabalho de educação ambiental em defesa dos recursos hídricos do Brasil através das postagens, campanhas e orientações no Blog SOSRiosBr.


NÚMEROS ATUAIS (30 DEZ/2011)

3.615.160 Visitas
1.348 Seguidores
8.263 Postagens
2.464 Comentários
Sem patrocínios, verbas ou doações
Trabalho voluntário do Prof. Jarmuth Andrade

QUEM MERECEU DESTAQUE EM 2011


A ocupação e o comprometimento de áreas de manguezais e apicuns, fundamentais para a vida marinha, afeta a pesca artesanal nas regiões próximas - Foto: Todoambiente

DEZEMBRO 2011:

SÃO PAULO FARÁ INVESTIMENTOS DE R$ 1,2 BILHÃO EM SANEAMENTO EM EMBU, ITAPECERICA DA SERRA, SUZANO E RIO GRANDE DA SERRA - Clique

PROGRAMA PALAFITA ZERO E DRENAGEM BENEFICIARÃO MAIS DE 5.000 FAMÍLIAS NA CAPITAL DO MARANHÃO - Clique

 

REDUZINDO A POLUIÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA COM COMPOSTEIRA CASEIRA - Clique

 

MONITORAMENTO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS DO RIO PARAÍBA DO SUL (SP) – VNEWS - Clique

 

CAMPANHA PERMANENTE "DIGA NÃO ÀS ENCHENTES" - VOCÊ PODE EVITAR TRAGÉDIAS EM SUA CIDADE - Clique

 

PROJETO PROTEGENDO A VIDA NA AMAZÔNIA - PEIXE BOI - Clique

 

A FESTA DAS TARTARUGAS, NO RIO TROMBETAS (PA) SOLTARÁ 2 MIL FILHOTES DE QUELÔNIOS - Clique

 

SOS ÁGUAS DO AÇUDE GARGALHEIRAS, TERCEIRA MARAVILHA DO RN - POLUIÇÃO E CONTAMINAÇÃO - Clique

 

SOS PEIXES DO RIOS DOS SINOS (RS) - OPERAÇÃO PIRACEMA SALVA PEIXES DA POLUIÇÃO - Clique

 

INAUGURADO O CENTRO DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DO BAIXO RIO SÃO BARTOLOMEU - Clique

 

MINISTÉRIO DIZ QUE VAI EXIGIR DAS EMPRESAS REPARAÇÃO NAS OBRAS DETERIORADAS NO VELHO CHICO - Clique

 

PARQUE LINEAR VAI VALORIZAR AS MARGENS DO RIO PARANÁ E TRAZER MAIS SEGURANÇA NA TRIPLÍCE FRONTEIRA - Clique

 

PROGRAMA ÁGUA BRASIL SELECIONA 14 BACIAS E MICROBACIAS PARA PROJETOS DE CONSERVAÇÃO - Clique

 

SOS CABECEIRAS DO RIO ITAJAÍ : ONG RÃ-BUGIO CRIA MAIS TRÊS RPPNs PARA PROTEGÊ-LAS - Clique

 

APRENDA A ECONOMIZAR ÁGUA EM SEU CONDOMINÍO - "SABENDO USAR, NÃO VAI FALTAR" - Clique

FÓRUM DO MEIO AMBIENTE DO COMITÊ GUANDU (RJ) - 05 DEZ - ITAGUAI (RJ) - Clique

 

UNICAMP ELIMINA POLUENTES DA ÁGUA COM ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL - Clique

 

EXPEDIÇÃO AO RIO RIBEIRA DE IGUAPE QUE ATUALMENTE PERDE MUITA MATA CILIAR - Clique

 

OFICINA DO ICMBio ESTUDA PRESERVAR 14 ESPÉCIES DE PEIXES DA BACIA DO RIO PARANÁ - Clique

 

CLIQUE E VEJA OS DESTAQUES DOS 

OUTROS MESES DE 2011




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

QUE RIO E EM QUE CONDIÇÕES, VAMOS DEIXAR PARA ESSAS CRIANÇAS?

Crianças olhando o Rio Piracicaba - foto: Ivana Maria De Negri


Bom dia amigos!


Vejam que foto legal, minhas 3 netinhas, Mariana, Talita e Ana Clara, olhando o rio Piracicaba da janela do Casarão do Turismo (onde ficou abrigada a Casa de Papai Noel em dezembro).

Feliz 2012! Muita água vai rolar no novo ano. Que sejam águas limpas, puras, águas que irrigarão plantações e matarão a sede de pessoas e animais.

aquabraços
Ivana

"Se os matadouros tivessem paredes de vidro
todos seriam vegetarianos."

(Paul e Linda Mc Cartney)
Visite meu blog sobre Vegetarianismo:
 
IVANA MARIA DE NEGRI É NOSSA GRANDE COLABORADORA DE PIRACICABA (SP)



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

26 de dezembro de 2011

PROGRAMA "NOSSA GUARAPIRANGA" - CONVIDA PARA INAUGURAÇÃO DE ECOS BARREIRAS






Recuperação na represa de Guarapiranga
Ecobarreiras vão retirar um caminhão de lixo por dia da Guarapiranga O governo de São Paulo e a Sabesp dão início nesta terça-feira (27/12) às operações do “Nossa Guarapiranga – Programa de Proteção e Limpeza do Reservatório Guarapiranga”. 

Trata-se de um conjunto de ações para garantir a preservação da represa. Uma das principais iniciativas é a implantação das Ecobarreiras, redes compostas por boias e uma tela submersa, instaladas nas saídas de 11 córregos que deságuam na barragem e que impedirão o lixo de ser carregado para a Guarapiranga. 

Os resíduos retidos nas Ecobarreiras serão recolhidos por botes e depois encaminhados para um barco, que levará o lixo até contêineres na margem. O destino final desse material será um aterro sanitário cedido pela prefeitura de São Paulo. 

UM CAMINHÃO DE LIXO POR DIA - a meta é retirar cerca de 20m³ de lixo por dia das águas da barragem, material equivalente a quatro caçambas ou um caminhão. Serão diretamente beneficiados 1 milhão de pessoas que moram no entorno da Guarapiranga, além de 2 milhões que são abastecidas com a água do manancial. 

O investimento do programa "Nossa Guarapiranga" é de R$ 12,2 milhões. O valor inclui ainda: - Plantação de mudas de vegetação nativa - Coleta do lixo que se encontra em grandes profundidades - 

Retirada de macrófitas 

O programa é desenvolvido numa parceria entre Sabesp, prefeitura de São Paulo, organizações sociais e clubes da região. O início das operações das Ecobarreiras aconteceu hoje, às 10h30, no antigo Golfe Clube: Avenida Atlântica, altura do número 2.300, em São Paulo (SP). (Facebook SMA - 27/12/2011)

PUBLICAÇÃO ESPECIAL


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

23 de dezembro de 2011

MUITAS NOVIDADES NA POSTAGEM DESTA ÚLTIMA SEMANA...VALE A PENA CONFERIR


  • E O ANO DE 2011 ESTÁ TERMINANDO...

  • Nossas últimas postagens do ano, trazendo muitas 
  • novidades sobre os recursos hídricos do Brasil
  •   Nossos agradecimentos a todos que nos apoiaram, seguiram, enviaram matérias, fotos, vídeos, fizeram comentários e principalmente divulgaram nosso Blog para seus alunos e amigos!
  •   Juntos pudemos fazer a diferença, em muitas bacias hidrográficas do Brasil, melhorando a qualidade de suas águas, recompondo matas ciliares, limpando praias, livrando cursos d'água e oceano de esgotos sem tratamento, através de atitudes PRÓ-ATIVAS, campanhas, incentivos, denúncias, ações civis públicas e ações comunitárias!

  • Obrigado a todos, um maravilhoso Natal, ótimas festas
  • e um ano novo muito feliz e repleto de alegria e sucesso!
    
    Prof. Jarmuth Andrade



      Clique e veja as últimas postagens do ano...


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

CAMPANHA PERMANENTE "DIGA NÃO ÀS ENCHENTES" - VOCÊ PODE EVITAR TRAGÉDIAS EM SUA CIDADE





MESMO NO PERÍODO DAS CHUVAS FORTES (NOV-MAR) VOCÊ PODE COBRAR DA DEFESA CIVIL, DA PREFEITURA, DOS ÓRGÃOS COMPETENTES, AÇÕES URGENTES PARA MINIMIZAR AS ENCHENTES, DESLIZAMENTOS, ALAGAMENTOS QUE PROVOCAM DESTRUIÇÕES, ACIDENTES E MUITAS FAMÍLIAS DESABRIGADAS...


NÃO HAVENDO RESPOSTAS, PROCUREM O MINISTÉRIO PÚBLICO DA COMARCA E PEÇAM AJUDA AOS PROMOTORES PÚBLICOS. FAÇA A SUA PARTE...


EVITE TRAGÉDIAS E MORTES NA SUA CIDADE. "DIGA NÃO ÀS ENCHENTES" É A CAMPANHA PERMANENTE DO SOSRIOSBR DESDE 2008 E TEM AJUDADO MUITA GENTE. 




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

SUSTENTABILIDADE É O TEMA DE HOJE, 20 DE DEZ NO "SALA DE NOTÍCIAS EM DEBATE", NO CANAL FUTURA

Jornalista Paula Pontes, do Sala de Notícias em Debate, do Canal Futura




No Sala de Notícias em Debate de hoje para conversar sobre sustentabilidade, convidamos o economista e assessor da Rio+20, Sergio Besserman, o jornalista da agência de notícias Envolverde (especialista em sustentabilidade), Dal Marcondes e o coordenador de processos internacionais do Instituto Vitae Civilis, Aron Belinky.

É hoje às 21h no Canal Futura! Não perca e participe pelo twitter (@canalFutura), aqui pelo facebook e também pelo chat (www.futura.org/chat)! 
SAIBA O QUE É SUSTENTABILIDADE:



INTERESSANTE VÍDEO EXPLICA O QUE É SUSTENTABILIDADE - Clique




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

A ALEGRIA DE UMA BALEIA QUE SE LIVROU DE UMA REDE DE PESCA



Gente, vale a pena  assistir ao vídeo, e para os que puderem mostrar às crianças...

Uma baleia na Baixa Califórnia, Mar de Cortez, estava 
em vias de morrer toda enroscada em redes de nylon, 
quando é salva pela tripulação de um pequeno barco. 
Veja a alegria e a festa que ela faz para a tripulação, 
quando é libertada depois de mais de uma hora de 
esforço, para cortar os fios da rede...




You Tube - http://www.youtube.com/watch?v=EBYPlcSD490&feature=player_embedded


ENVIADO PELA COLABORADORA, BIÓLOGA MARINA FERRI - TAUBATÉ (SP)


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

CEMADEN E ALERTAS DE DESASTRES NATURAIS - COMEÇA O PLANTÃO DE 24 HORAS

Desmoronamento na serra fluminense - Foto: Valter-Campanato-ABr

Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais começa a operar 24 horas

Publicado em dezembro 19, 2011 por 
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI) começa a operar em esquema de plantão (24 horas) a partir deste sábado. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (16) pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante.
O centro está instalado no campus do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), em Cachoeira Paulista (SP), e atua, de forma integrada, com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe), contribuindo para o aperfeiçoamento de todo o sistema de alerta e prevenção de riscos.
O monitoramento é feito por meio da análise de informações de diversas fontes. Com base em previsões meteorológicas do CPTEC/Inpe, estão sendo integrados ao sistema dados do Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet), do Ministério da Agricultura, e informações de radares meteorológicos existentes no Brasil (da Aeronáutica e dos estados).
Diante do agravamento dos eventos climáticos em todo o mundo, Mercadante informou que o ministério tem se empenhado para construir um sistema avançado e eficiente de monitoramento de risco e alertas de desastres naturais, a exemplo do que fizeram, neste ano, países como a Índia e a Colômbia. O objetivo é reduzir o número de vítimas humanas decorrentes dos impactos dos desastres naturais no Brasil.
Desde o início da operação, foram contratados cinco especialistas de alto nível e 20 bolsistas em áreas estratégicas. Com o serviço ampliado neste sábado, o grupo passará a atuar com 36 profissionais. Encontra-se em fase final a contratação, através de concurso público simplificado, de 75 técnicos em desastres naturais, geotecnia, hidrologia e meteorologia.
Segundo o ministro, um dos grandes desafios para a operação do sistema é ter o mapeamento geotécnico das regiões de risco, diante da carência de geólogos disponíveis no país para o serviço. A expectativa do governo é mapear 251 cidades, com registros históricos de mortes por deslizamentos e inundações, até 2014. Atualmente 56 municípios estão mapeados nas regiões Sul e Sudeste e 34 no Nordeste (estes entram no sistema a partir de janeiro).
Resultado
Aloizio Mercadante apontou situações em que o sistema mostrou o seu potencial e sua eficácia desde meados deste ano, como em setembro, com alerta para o Vale do Itajaí (SC), e no dia 6 último, quando foi feito um alerta de risco moderado para a Grande Vitória (ES).
Em Santa Catarina, 900 mil pessoas foram atingidas e 200 mil desalojadas, sem registro de mortes diretamente por conta das inundações. “Em 2008, morreram 187 pessoas [em SC]. Não é que nos vamos salvar, nós estamos salvando”, comparou o ministro, elogiando o trabalho da defesa civil local.
Fonte: MCT
EcoDebate, 19/12/2011
[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
LEIA MAIS:


Mercadante confessa que Dilma mentiu às vítimas da tragédia na Região Serrana - Clique



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!