Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de dezembro de 2011

OFICINA DO ICMBio ESTUDA PRESERVAR 14 ESPÉCIES DE PEIXES DA BACIA DO RIO PARANÁ

Peixes em período de desova -  foto: canalazultv.ig.com.br

ICMBio promove estudos no Rio Paraná
Oficina estuda preservação de 14 espécies de peixes da bacia do Rio Paraná
Fonte - ICMBio
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) acaba de promover oficina de elaboração do Plano de Ação Nacional (PAN) para as 14 espécies de peixes ameaçadas dos rios Mogi Pardo e parte do rio Grande, na bacia do Rio Paraná. A área corresponde a aproximadamente 58.000 km².

As espécies estudadas são pirapitinga-do-paraná (Brycon nattereri), piracanjuba (Brycon orbignyanus), pacu-caranha (Piaractus mesopotamicus), lambarizinho-do-rabo-vermelho (Astyanax trierythropterus), surubim-letra (Steindachneridion scriptum), jaú (Zungaro jahu), guarú-listrado (Phallotorynus jucundus), guarú-listrado-do-cerrrado(barrigudinho), pacu-prata (Myleus tiete), curimbatá-de-lagoa (Prochilodus vimboides), Bunocephalus larai, bagrinho-de-emas (Chasmocranus brachynema), cascudo-peito-duro-do-pardo (Neoplecostomus paranensis), jaú-sapo (Pseudopimelodus mangurus)e ituí-corcunda (Sternarchella curvioperculata).

A oficina contou com a participação de 29 colaboradores entre pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CEPTA/ICMBio), convidados de universidades, prefeituras, ONGs, comitês de bacias entre outros.

PAN
O Plano de Ação Nacional é uma ferramenta de gestão para conservação da biodiversidade elaborado de acordo com um planejamento para a conservação que envolve de forma participativa a sociedade e o poder público na responsabilidade de ações de proteção da espécie e atua sobre as ameaças que a levem ao risco de extinção.

Estabelecido conforme Portaria do Ministério do Meio Ambiente (316/2009), o Plano de Ação é um instrumento, junto com a Lista Oficial de Espécies Ameaçadas, de implementação da Política Nacional de Biodiversidade elaborado em oficinas de trabalho. Fonte: 
http://www.revistapesca.com.br

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br