Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de dezembro de 2011

CEMADEN E ALERTAS DE DESASTRES NATURAIS NÃO FUNCIONARAM COMO PROMETIDO

Continuamos nossa campanha de orientação às comunidades sob risco

Centro de alerta para chuvas e desastres não sai do papel

01/12/2011








COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Prometido para novembro, depois da sucessão de tragédias e sustos do verão passado, o centro federal de alertas contra enchentes e desabamentos não saiu do papel até agora, no início da nova temporada de chuvas.

A informação é da reportagem de Gustavo Patu e Claudio Angelo publicada na edição desta quinta-feira da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Dos R$ 21 milhões programados para dar início à estrutura -como compra de equipamentos e adaptação das instalações- nenhum centavo foi desembolsado até anteontem, como mostra o sistema de acompanhamento dos gastos da União.

Mesmo assim, o governo diz que o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) pode abrir neste mês. O centro tem como missão monitorar o tempo 24 horas por dia em zonas críticas do país e dar alertas de deslizamento, enxurrada e inundação com antecedência de seis a duas horas à Defesa Civil.

Para a primeira fase de implantação, foram escolhidas 56 cidades que tiveram desastres no passado, como Cachoeiro do Itapemirim e Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), Angra dos Reis, Teresópolis e Nova Friburgo (RJ) e Jaraguá do Sul e Ilhota (SC).

OUTRO LADO

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação afirma que o atraso de um mês na inauguração do Cemaden é "pequeniníssimo" e se deve à burocracia normal.

"Não há nada fora da expectativa", afirmou o secretário de Pesquisa do MCTI, Carlos Nobre.

Segundo ele, já estão em curso licitações para os equipamentos -R$ 2,3 milhões- e os concursados devem começar a trabalhar neste mês.

Editoria de Arte/Folhapress
Anunciado em 2010, centro nacional de monitoramento de desastres teve poucos avanços
Anunciado em 2010, centro nacional de monitoramento de desastres teve poucos avanços



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br