Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de dezembro de 2011

ANÁLISE DA SEMA-SP MOSTRA QUE AS ÁGUAS DOS RIOS QUE ABASTECEM CAMPINAS SÃO AS PIORES


Água dos rios da região tem índice de poluição pior que o Tietê

Estudo da Secretaria do Meio Ambiente analisou 22 unidades de gerenciamento hídrico

01/12/2011
A situação das águas que abastecem a região de Campinas localizada na área das bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), segundo o estudo da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, apresenta a pior qualidade dos rios entre as 22 Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI) e com índices de poluição superiores do que na bacia do Rio Tietê.

No estudo esgoto doméstico jogado sem tratamento na natureza, além de produtos químicos como agrotóxicos por causa do crescimento sem controle de atividades agrícolas e industriais na nossa região são, segundo ambientalistas, os principais fatores para explicar a avaliação negativa dos rios.
Para analisar a qualidade da água, a secretaria avaliou a bacia do PCJ no abastecimento público e água subterrânea em situação regular. No item que avalia temperatura, teor de oxigênio, acidez e bactérias na água os rios tiveram com a bacia do Tietê e Serra da Mantiqueira as piores notas, entre as 22 do Estado. "A situação dos rios da região já era conhecida. Mas, a consolidação das informações chega a assustar", afirma o ambientalista Ernesto Paulella.
O Rio Atibaia, por exemplo, responsável por 90% do abastecimento de Campinas recebe esgoto, sem tratamento, gerado por cerca de 300 mil pessoas na cidade, segundo a Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb).
Segundo o secretário executivo do PCJ, Francisco Carlos Castro Lahoz, a promessa nos índices é para 2020. “Vamos alcançar índices bons e 2035 nós esperamos enquadrar a bacia na classe dois, quando você capta a água de um rio e faz apenas o tratamento convencional”, afirma Lahoz. Fonte: EPTV CAMPINAS



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br