Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de dezembro de 2011

SOS RIO SESMARIA, RESENDE (RJ) - MURO DE CONTENÇÃO E DESASSOREAMENTO NO RIO PARAÍBA DO SUL

Obras no Rio Sesmarias, em Resende (RJ)

Resende: obras no Rio Sesmarias continuam em andamento
Publicado em 12/12/2011


Resende
Mais de 20% das obras de construção do muro de contenção, às margens do Rio Sesmarias, no Loteamento Barbosa Lima, já foram concluídos pela Prefeitura de Resende. O Barbosa Lima foi um dos cinco bairros afetados pelos dois transbordamentos do manancial ocorridos em março e dezembro do ano passado. Fortes temporais no município paulista de São José do Barreiro, onde se localiza a nascente do Sesmarias, causaram as duas inundações.

A prefeitura vai construir também outros dois muros de contenção no trecho do rio que corta Resende: no Parque Ipiranga, próximo ao Asilo Nicolino Gulhot, e no Jardim Brasília II, nos fundos da Associação Pestalozzi de Resende.

Iniciadas em novembro, através de um convênio da prefeitura com o Governo Federal, via Ministério da Integração Nacional, as obras de prevenção contra chuvas no Rio Sesmarias incluem também o desassoreamento da margem direita do Rio Paraíba do Sul, próximo à Ponte Velha, que já está sendo feito. No total, as obras realizadas representam investimentos de aproximadamente R$ 5 milhões em infraestrutura.

O Loteamento Barbosa Lima foi um dos trechos mais prejudicados pelo transbordamento de dezembro. A força da água chegou a derrubar parte de uma rua, causando inúmeros transtornos aos moradores. Seguindo o mesmo modelo dos muros planejados para o Parque Ipiranga e o Jardim Brasília II, o muro de contenção do Barbosa Lima será do tipo gabião (pedras protegidas por telas de arames, como se fosse um grande cesto), sobre alicerces com um metro de profundidade.

Já no Parque Ipiranga, além da construção do muro de contenção, a prefeitura já iniciou a realização de serviços de retificação do trecho do Rio  Sesmarias, através da retirada de material e alinhamento das margens. O trabalho está autorizado pelas instituições ambientais competentes, entre elas o Inea (Instituto Estadual do Ambiente). A medida tem como objetivo facilitar o escoamento da água do Rio Sesmarias, diminuindo dessa maneira os riscos de inundações.

Segundo o secretário municipal de Obras, engenheiro Rubens Almada, no Parque Ipiranga foi necessária a retirada de algumas árvores no trecho do manancial que corta o bairro para garantir a circulação de máquinas que trabalham no local. A retirada teve a autorização da Amar (Agência do Meio Ambiente de Resende). Rubens Almada informou, no entanto, que haverá a compensação ambiental pela retirada das árvores. Isso significa que serão plantadas dez novas mudas de árvores por cada árvore cortada.

O desassoreamento da margem direita do Rio Paraíba perto da Ponte Velha visa também melhorar as condições de fluxo da água proveniente do Sesmarias. Os dois mananciais se encontram sob uma ponte de cimento situada entre a Ponte Velha e a Ponte Miguel Couto (ponto que dá acesso ao Resende Shopping).
Quem passa pelo local já pode ver que o trecho apresenta um outro aspecto: uma grande quantidade de lixo e entulho foi retirada do local pelas máquinas e caminhões que trabalham sobre um aterro provisório feito justamente para servir de base aos veículos mobilizados para as obras. O aterro, cuja construção também está autorizada pelos órgãos ambientais competentes, já foi retirado com o fim dos serviços neste local.
As frentes de obras do Rio Sesmarias envolvem dez caminhões, quatro máquinas retroescavadeiras e quase 30 operários.

Leia mais: Diário do Vale 


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br