Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de dezembro de 2011

SOS PEIXES DO RIOS DOS SINOS (RS) - OPERAÇÃO PIRACEMA SALVA PEIXES DA POLUIÇÃO



Peixes são retirados da poluição do Rio dos Sinos
Peixes que agonizavam em locais com baixo oxigênio no Rio dos Sinos foram removidos na manhã deste sábado. A operação, batizada de Piracema, fez o que a natureza não conseguiu em função do baixo nível do rio e da poluição. Levou de caminhão peixes que subiam do Delta do Jacuí em direção à parte alta da bacia do Sinos, de São Leopoldo, onde ficaram retidos pela poluição, até Sapiranga, onde terão condições de sobreviver.
A reportagem Álisson Coelho e publicada pelo jornal Zero Hora, 11-12-2011.

Tarrafas foram utilizadas para coletar os animais, na ação organizada pelo Consórcio Pró-Sinos. A cada tarrafeada, crescia o espanto dos cerca de 10 homens que trabalhavam na operação. Mesmo com os constantes registros de mortes de peixes no Sinos, uma grande quantidade de animais era retirada e depositada em tanques, com mil litros de água coletados em um açude. Depois de enchidos com cerca de 6 mil peixes, os tanques foram colocados em um caminhão, e tubos ligados aos recipientes por mangueiras mantinham a água oxigenada.

– O ponto onde os peixes estavam tem níveis de oxigênio próximos a zero. O rio já não corre mais, e uma alta carga poluidora forma uma barreira que os impedia de prosseguir subindo o curso d’água – explica Dorneles.

Pelo menos 20 mil peixes de 30 espécies ganharam sobrevida. Dourados, cascudos, mundinhos, vogas e jundiás agonizavam nas margens do Sinos em busca de oxigênio.

– Existem tantos detritos no rio que não podemos nem utilizar a rede, porque acabaríamos pegando uma grande quantidade de lixo junto com os peixes. São muitos animais, a equipe ficou impressionada – diz o diretor executivo do Consórcio Pró-Sinos, Júlio Dorneles.

Escoltado pela Brigada Militar e pela Polícia Rodoviária Federal, o caminhão levou os peixes até a localidade conhecida como Prainha, em Sapiranga. Nesse ponto, o nível de oxigênio na água é considerado satisfatório. A operação deve voltar a ser realizada enquanto as condições atuais do rio se mantiverem. FONTE: IHS UNISINOS



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br