Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de outubro de 2011

LÍDERES RELIGIOSOS SÃO CONVIDADOS A AJUDAR AS FAMÍLIAS EM ÁREAS DE RISCO DE ENCHENTES E DESLIZAMENTOS

Lideranças religiosas, de todas as denominações, estão sendo convidadas
a ajudar na conscientização das famílias, para evitar tragédias







NOSSO APELO AOS

Bispos, Chairmans, Chefes de Terreiros, Chefes Religiosos, Deões, Dirigentes Espíritas, Evangelistas, Imãs Islâmicos, Irmãs Superiores de Congregações, Médiuns, Ministros da Eucaristia, Missionários, Monges Budistas, Padres, Pais e Mães de Santos, Pastores, Pregadores Leigos, Presbíteros, Presidentes de Associações Religiosas, Rabinos, Sacerdotes e 
Lideranças Religiosas em Geral, no Brasil:

Além de salvar as almas/espíritos dos fiéis vamos tentar salvar suas vidas e seus poucos móveis, utensílios domésticos, roupas, etc, que todos os anos são  levados nas chuvas de verão, nos deslizamentos, enchentes e alagamentos, em muitas cidades brasileiras.

Comecem divulgando as Cartilhas SOSRiosBr/AMVRF de Blumenau que pode salvar muita gente e seus pertences das tragédias, acidentes e mortes provocadas pelas chuvas intensas. Façam download e cópias xerox ou impressas, para distribuir como orientação nas comunidades ameaçadas.

Usem de suas lideranças e influências junto a órgãos da Defesa Civil local, Câmaras de Vereadores, Prefeituras, Ministérios Públicos das Comarcas e Governos, para que organizem URGENTE mutirões de limpeza, desobstruções e desassoreamentos  dos bueiros, canais, valetas e galerias de águas pluviais,  córregos, ribeirões e rios de sua cidade.

Insistam para que sejam também vistoriadas as áreas de risco de enchentes e deslizamentos e, se for o caso, a retirada para lugares seguros dos seus moradores, antes do período das chuvas de novembro a março, em vários Estados do Brasil. Os escritórios do CREA e da OAB podem ajudá-los nesta tarefa, orientando os caminhos a seguir.

É preciso pregar a vida após a morte, mas é importante também ajudá-los a viver com dignidade e segurança, aqui na Terra, mesmo nas áreas de risco invadidas das periferias.

TODOS NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS ! 
CAMPANHA "DIGA NÃO ÀS ENCHENTES" !



HISTÓRICO DA CAMPANHA


O Blog SOS Rios do Brasil mantém desde 2008 a vitoriosa campanha permanente "DIGA NÃO ÀS ENCHENTES",  para alertar, orientar e ajudar as famílias que ocupam áreas de risco de enchentes, alagamentos, deslizamentos, etc, para que possam minimizar os efeitos das pesadas chuvas, no período de novembro a março, em boa parte do Brasil.

Tem recebido considerável apoio e adesão de outros sites, blogs, jornais, revistas e importantes Ongs, associações e entidades comunitárias, que atendem as populações que enfrentam todos os anos, os mesmos problemas, no período das chuvas de verão.

Temos divulgado nas comunidades um texto de orientação geral e alerta para ajudar a evitar as tragédias nos deslizamentos, enchentes e alagamentos, inclusive apelando para os responsáveis para que realizem mutirões de limpeza, vistorias e até mesmo deslocamento de famílias, quando necessário.


Também disponibilizamos na Campanha um texto muito simples, mas muito real, a Cartilha de Proteção Civil, fruto da triste e dolorosa experiência de comunidade de Blumenau (SC), que ao longo dos anos enfrentou diversos episódios, no período das chuvas.

Na Internet podem ser encontrados diversos trabalhos e cartilhas, até mesmo em outros idiomas, bem melhores elaborados, com ilustrações e ótima diagramação, mas geralmente é trabalho de pesquisadores universitários, burocratas de gabinetes da Defesa Civil e especialistas que numa linguagem técnica e empolada MUITO POUCO TRANSMITEM para as populações em áreas de risco. Preferimos optar por algo mais simples, mais real e de fácil compreensão.


Esperamos que as LIDERANÇAS RELIGIOSAS DO BRASIL, que conseguirmos alcançar com nossos e-mails e com os e-mails de nossos internautas seguidores e visitantes do blog, que enviarão o apelo para os líderes das igrejas e denominações que frequentam, possam nos ajudar a reproduzir estes trabalho.  Possam também  fazê-los chegar de alguma forma, aos moradores de áreas de risco de deslizamentos e enchentes e até mesmo, falando das Cartilhas nos cultos, missas e reuniões ou em palestras especiais, pois sabemos que o número de analfabetos e analfabetos funcionais (que lêm, mas não entendem) no país é superior a 60% da população.


Se puderem conseguir patrocinadores que se disponham, em troca da divulgação de suas marcas, imprimir e distribuir as Cartilhas nos botijões de gás, anexas a contas de água ou de energia elétrica, nos postos de gasolina,
nos boletins comunitários, nos programas dominicais das igrejas, nos jornais, revistas, sites, blogs, programas de rádio e televisão, ou de outras formas, poderão fazê-lo, sem custo do uso do material, desde que sejam citadas as fontes e a campanha "Diga Não Às Enchentes".


CARTILHAS PARA REPRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO - Clicar Aqui

CONHECENDO A CAMPANHA EM 2008/09/10 E SEUS APOIADORES - Clique Aqui



NÃO PERMITA QUE AS TRAGÉDIAS

SE REPITAM EM SUA CIDADE!


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

3 comentários:

  1. JOÃO CLÍMACO - FONASC -CBH - BRASÍLIA09 outubro, 2011 00:19

    Esta é uma campanha que tem efeitos reais e merece cumprimentos a todos que se esforçam por ela...

    só sugiro que após as tragédias as pessoas criem uma agenda para uma reflexão maior sobre as causas e sobre a água como um bem espiritual, que está sendo canalizada para dimenssões vis, em prejuízo às populações pobres..

    joao climaco


    FONASC-CBH
    Escritório Brasí­lia
    (61) 3202-7448 e 9999-6191

    ResponderExcluir
  2. Caro João Clímaco,

    Obrigado pelo apoio e palavras de incentivo

    Entendemos que todos nós podemos fazer alguma coisa para ajudar as famílias em áreas de risco de deslizamento ou enchentes, nas periferias de nossas cidades. Por isso mantemos a Campanha "Diga Não Às Enchentes", desde 2008 no Blog SOSRiosBr.

    Buscamos apoio dos Líderes Religiosos das comunidades porque eles têm condições de sensibilizar grupos a agir para que as lamentáveis tragédias que ocorrem todos os anos, em muitas de nossas cidades, deixem de acontecer, inclusive cobrando das autoridades responsáveis ações preventivas, antes que se iniciem as pesadas chuvas de verão.

    ResponderExcluir
  3. FREI PILATO PEREIRA - PASTORAL DA ECOLOGIA - CNBB10 outubro, 2011 11:27

    Caros amigos do SOS Rios do Brasil,

    Parabéns pela iniciativa. Tenho a convicção de que se as religiões e igrejas se empenhassem mais na conscientização, a crise ambiental seria menor.

    Ao longo da história, as religiões e igrejas pecaram muito, de modo especial o cristianismo que detinha maior participação na vida das sociedades.

    Agora, ainda é muito tímido o envolvimento dos religiosos com a questão ambiental. Mas, campanhas como esta devem ser reforçadas para comprometer as pessoas de fé. Nós da Pastoral da Ecologia também trabalhamos nesta perspectiva.

    Lutamos para convencer nossas lideranças religiosas de seu dever histórico neste momento.

    Vamos fazer um link do nosso blog com o SOS Rios e fazer circular este e-mail que vocês nos enviaram.

    Abraços
    Pilato Pereira
    PASTORAL DA ECOLOGIA
    CNBB

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br