Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de outubro de 2011

PONTE RIO NEGRO QUE SERÁ INAUGURADA DIA 24 LEVANDO O PROGRESSO PARA OUTRO LADO DO RIO



Ponte sobre o Rio Negro será inaugurada no aniversáio de Manaus, dia 24 (Foto: Chico Batata/Agecom)



18/10/2011 20h23 - Atualizado em 19/10/2011 01h39

Ponte vai levar internet banda larga 



para o outro lado do Rio Negro


Nove quilômetros de cabos de fibra ótica estão sendo instalados.
A ação interligará órgãos públicos da Região Metropolitana de Manaus.

Do G1 AM
A Ponte Rio Negro vai levar internet banda larga mais veloz para o outro lado do rio. Quem garante é o Governo do Estado, por meio da empresa Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam). Cerca de 9 quilômetros de cabos de fibra ótica, da sede do Governo, na avenida Brasil, Compensa, até a cabeceira da Ponte, no lado de Iranduba, estão sendo instalados.

Segundo o governador Omar Aziz, a rede de fibra ótica vai garantir a transmissão de dados e de imagem em velocidade de Gigabites por segundos, uma nova realidade para aquela região, hoje atendida por internet via satélite e de baixa qualidade. “A Região Metropolitana precisa ter cobertura de internet adequada à sua realidade. As perspectivas de desenvolvimento que se abrem a partir da inauguração da ponte são enormes. Teremos expansão industrial, comercial e residencial para aquela área”, explicou.
O diretor presidente da Prodam, Tiago Paiva, ressalta a importância da iniciativa, que permitirá a interligação de órgãos públicos de Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, entre outros municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM), à Rede Metropolitana de Comunicação de Dados de Manaus (MetroMao), o sistema de cabeamento de fibra ótica de transmissão de dados do Governo do Amazonas.
De acordo com o secretário da Região Metropolitana, René Levy Aguiar, a ligação dos municípios da RMM por uma rede de fibra ótica confiável e de alta velocidade vai garantir a interação permanente e constante entre eles, projeto que vem sendo chamado de conurbação virtual. O projeto vai além dos órgãos públicos e poderá integrar empresas de comunicação que atuam no Estado e que têm interesse em estender seu alcance e melhorar a atuação nos municípios.

Monitoramento por câmera
Ao mesmo tempo em que instala os cabos de fibra ótica, a Prodam está implantando, ao longo da ponte, dez câmeras que vão permitir o monitoramento de toda a movimentação na área, além de um sistema informatizado para integrar os órgãos do Centro de Controle de Operações. “Estamos trabalhando, hoje, para fazer a integração tecnológica entre o software de monitoramento e os sistemas estaduais de trânsito e segurança. A previsão é de que, já na inauguração da ponte, essa estrutura esteja toda montada”, afirma Tiago Paiva.
Quatro das dez câmeras instaladas na ponte terão a função de fazer a leitura de placas, modelo e cor dos veículos, o que vai possibilitar ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) cruzar os dados colhidos com o Sistema de Controle de Veículos (CVMT) do Estado do Amazonas. Paiva acrescenta que estas câmeras ficarão estrategicamente posicionadas nas cabeceiras da ponte, em Iranduba e Manaus. As outras seis câmeras terão o software integrado ao sistema de monitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).
Sob a coordenação do Detran-AM, a base do Centro de Controle de Operações vai funcionar no local onde estava instalado o canteiro de obras da ponte. Neste espaço, a Prodam instalará também um link de internet que vai permitir maior velocidade no tráfego dos dados entre o Centro de Controle de Operações e outros órgãos do Governo do Estado.
Além do Detran-AM, irão também atuar na base de operações a Defesa Civil do Estado, Polícia Militar, Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas (Arsam), Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) e outros.
Fonte: G1 - GLOBO.COM
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br