Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de outubro de 2011

SÃO PAULO AMPLIA E LIMPA PISCINÃO PARA EVITAR ENCHENTES




Prefeito vistoria obra de ampliação e ações de limpeza de piscinão na Brasilândia

O Piscinão do Bananal, localizado na Brasilândia, passa por obras de ampliação da sua capacidade, que passará a ser 10% superior aos 210 mil m³ atuais. Além das obras de ampliação, a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras realiza a retirada de lixo e do material do fundo do reservatório.

Servidores trabalham na limpeza do piscinão
Nesta quarta-feira (19/10) o prefeito de São Paulo esteve na Brasilândia, Zona Norte, para vistoriar os serviços de zeladoria no Piscinão do Bananal. Além da retirada de lixo e do material do fundo do reservatório, o piscinão passa por obras de ampliação da sua capacidade, que passará a ser 10% superior aos 210 mil m³ atuais. As ações fazem parte dos esforços da Prefeitura de São Paulo para minimizar os impactos da chuva na cidade.
“Esta é uma vistoria de rotina, como outras que temos feito pela cidade, que é acentuada na época de chuvas. Constatamos que as empresas responsáveis pela limpeza dos piscinões têm trabalhado corretamente e a fiscalização atuado de forma rigorosa para que este serviço seja feito com qualidade. Estamos otimistas, desta forma, que, a exemplo do ano passado, os piscinões terão um ótimo desempenho no período de chuvas”, disse o prefeito.
Neste ano, de julho a setembro, mais de sete mil toneladas de detritos foram retiradas do Piscinão do Bananal, importante reservatório da Zona Norte que recebe o excesso do volume de chuvas de quatro córregos: Bananal, Onça, Canivete e Carumbé.
Além da limpeza do piscinão, equipes da Subprefeitura Freguesia do Ó/Brasilândia estão executando serviços de poda de vegetação, retirada de lixo das margens do córrego Bananal que deságua no reservatório e desobstrução de bocas de lobo.
O trabalho de zeladoria nos 19 piscinões da Capital é constante e, desde o início deste ano, mais de 57.731 metros cúbicos de resíduos foram retirados dos reservatórios de toda a cidade. “Nosso empenho, desde 2006, tem sido o de manter limpa a rede hidráulica existente na cidade para que nas chuvas o volume seja coletado sem problemas. Não só o número dessas manutenções aumentou, como também os investimentos”, afirmou o secretário de Coordenação das Subprefeituras.
O secretário destacou ainda outras mudanças que a Administração Municipal tem efetuado para mitigar os efeitos das chuvas, entre eles, a intensificação da Operação Cata-bagulho, aumento da oferta de Ecopontos, mudanças nos contratos de varrição e ações de conscientização da população.
“Hoje, quando chove em São Paulo, é possível acionar a limpeza dos 19 piscinões da cidade no dia seguinte. É uma sofisticação que anteriormente não existia. Tampouco tínhamos um aterro específico para o produto retirado do piscinão, de boca de lobo, de galeria de águas pluviais. Este ano nós temos”, explicou o secretário.FONTE: ASCOM PMSP


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br