Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de outubro de 2011

ESTAMOS PARTICIPANDO DO "BLOG ACTION DAY 2011" - UM MILHÃO DE CISTERNAS NO SEMI-ÁRIDO BRASILEIRO



Blog Action Day 2011

LUTANDO PELA FALTA DE ÁGUA NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL


Projeto 1.000.000 de Cisternas garante água e alimentos


Na região do semi-árido do nordeste do Brasil há uma demanda muito grande pela água que além de atender as necessidades básicas das famílias (mitigar a sede, higiene, lavagem de roupas e utensílios, cozinhar alimentos), também é usada  para matar a sede dos animais domésticos (bovinos, suínos, equinos, caprinos, aves, gatos, etc) e na irrigação das plantações de grãos, verduras, legumes e outras plantações que dão sustento financeiro para os agricultores locais.


Semi-árido brasileiro abrange uma área de 969.589,4 km² e compreende 1.133 municípios de nove estados do Brasil: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Cerca de   22 milhões de pessoas, que representam 11,8% da população brasileira, vivem nessa região que tem a maior parte do seu território coberto pela CAATINGA, um bioma exclusivamente brasileiro que sofre um grande déficit hídrico.


Esse déficit faz sua população enfrentar longos períodos de seca e limitações do uso da água por seus moradores. Embora tenha chuvas, elas são irregulares no tempo e no espaço e a quantidade de chuva é menor do que o índice de evaporação, que é de 3 mil mm/ano (três vezes maior do que a chuva que cai ali).


Grande parte da população da área rural (mais de 60%) não possue acesso à rede geral de abastecimento de água e para se abastecer utilizam poços, cacimbas e nascentes em suas propriedades, que ficam sem água, no período da seca e boa parte dessa população é obrigada a buscar o precioso líquido em nascentes ou açudes muito distantes.


Há muitas perdas de lavouras plantadas, muitas mortes de animais que são fonte de leite, ovos, proteínas e transporte para os moradores da região, além da exigência de busca de água em locais muito distantes, transportadas com grande sacrifício por mulheres e crianças, sob um sol muito forte e altas temperaturas, quando os governos municipais não conseguem atender a grande demanda por água potável, com caminhões pipas, nas localidades mais distantes.


Quando chega o período das chuvas (o inverno no nordeste) há necessidade das famílias estarem preparadas para armazenar as águas que caem do céu e se devidamente acondicionadas podem suprir as mesmas por longo tempo.
Isso é conseguido na região do semi-árido com  reservatórios para captar e armazenar água,  fundamentais para garantir segurança hídrica, no período da seca prolongada e para tal utilizam  as cisternas domésticas, cisternas-calçadão, barragens subterrâneas e os tanques de pedra. 


Como a grande maioria das familias dos agricultores, vaqueiros e prestadores de serviço do semi-árido são de muito poucos recursos financeiros, não podem construir esses reservatórios para armazenar as águas das chuvas e para evitar que sofram grandes perdas de suas plantações, criações de animais e até mesmo a morte de seus filhos por  desnutrição e outras doenças por ingestão de águas impróprias (contaminadas, salobras ou poluídas), o governo federal 


Família do semi-árido, na frente de uma cisterna que garante sua água potável


O site da Articulação no Semi-Árido Brasileiro - ASA BRASIL explica que  
o  Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC)  vem desencadeando um movimento de articulação e de convivência sustentável com o ecossistema do Semiárido, permitindo que através de envolvimento, mobilização e treinamento das famílias possam construir cisternas para armazenamento das águas de chuva e tem objetivo de beneficiar cerca de cinco milhões de pessoas em toda a região semiárida com água potável para beber e cozinhar.

É sem dúvida um programa de grande valor social e visa garantir e melhorar a qualidade de vida dos habitantes do semiárido brasileiro, permitindo a produção de alimentos e fornecimento de água potável para mais de 350 mil famílias que já foram ajudadas a construir suas cisternas até o momento. Há promessa de maior investimento no Programa pelo Governo Federal, para dobrar  o número de cisternas construídas, no próximo ano.

Veja outros informes e mais detalhes sobre o importante Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC)  no site da ASA Brasil, clicando aqui





Prof. Jarmuth Andrade
Físico e Ambientalista





CONHEÇA TAMBÉM:  Programa Cisternas nas Escolas

GALERIA DE FOTOS DAS CISTERNAS:



 Etapa inicial da construção das cisternas de placas
 colocando a cobertura da cisterna
 a água do telhado é captada pela calha e armazenada na cisterna
utilizando uma bomba para retirar água da cisterna


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br