Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de outubro de 2011

NA SEMANA NACIONAL DE C & T, ANA MOSTRA EQUIPAMENTOS DE MONITORAMENTO HÍDRICO



Agência mostra como medir vazão de rios e qualidade da água
13/10/2011
Demonstrar o funcionamento de equipamentos de medição de vazão e qualidade da água, como o medidor de vazão acústico doppler (“ADCP” na sigla em inglês) e a sonda de qualidade de água, é um dos objetivos da Agência Nacional de Águas (ANA) durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece de 17 a 23 de outubro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. 

Na ocasião, Especialistas em Recursos Hídricos da Agência farão demonstrações de operação e funcionalidade dos equipamentos utilizados pela Rede Hidrometeorológica Nacional, operada pela ANA, além de expor materiais institucionais. 
 
Em sua oitava edição, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é promovida na capital federal pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e tem o objetivo de reunir num único espaço diversas instituições que lidam, de alguma forma, com o tema. Os Estados também realizam a Semana em âmbito local, com a participação dos governos estaduais e municipais e de instituições de ciência e tecnologia.
 
Este ano, 627 instituições de todo o País participam da SNCT, cujo tema é “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”. A Agência Nacional de Águas participou de outras edições da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), sempre levando informações relacionadas à gestão e à educação ambiental com foco nos recursos hídricos brasileiros.
 
A programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) pode ser vista no site do evento: http://semanact.mct.gov.br.
 
Rede Hidrometeorológica Nacional
 
A ANA é responsável pela Rede Hidrometeorológica Nacional, composta por várias estações pluviométricas (medem volume de chuvas), fluviométricas (nível e vazão de rios), de qualidade de água e sedimentométricas (quantidade de sedimentos). São mais de 4.500 estações de monitoramento hidrometeorológico sob responsabilidade da ANA. Na operação dessa rede, estão envolvidas outras entidades, como, por exemplo, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
 
A ANA utiliza tanto os medidores acústicos de vazão que utilizam a tecnologia doppler, quanto sondas de qualidade da água no monitoramento realizado pela Rede Hidrometeorológica Nacional. O ADCP é utilizado na medição da velocidade do deslocamento de partículas em suspensão na água, enquanto a sonda de qualidade de água determina diversos parâmetros, tais como temperatura da água, pH, turbidez, condutividade elétrica e concentração de oxigênio dissolvido, entre outros.
 
Serviço
8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
De 17 a 23 de outubro de 2011
Na Esplanada dos Ministérios, em Brasília
 
Mais informações pelo             (61) 3317-7546       ou no site oficial http://semanact.mct.gov.br.
Ascom/ANA



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br