Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de outubro de 2011

INUNDAÇÃO OU ENTÃO FALTA DE ÁGUA AFLIGEM 41% DAS CIDADES BRASILEIRAS




ॐ Jesús Ybarzo Benito Yvytu गुर

Inundações provocadas por chuvas atingem 41% das cidades brasileiras, mas em 41% delas, nada sai das torneiras.




Inundações provocadas por chuvas atingem 41% das cidades brasileiras, mas em 41% delas, nada sai das torneiras.
As inundações decorrentes da água da chuva atingiram 40,8% das cidades brasileiras em 2008, aponta o Atlas de Saneamento 2011, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (19). O estudo traz dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, realizada em 2008.


De acordo com a pesquisa, naquele ano, 30,6% das cidades tiveram enchentes em áreas que usualmente não eram inundáveis. Ainda segundo o atlas, a contenção das águas das chuvas era um problema para 88,1% dos municípios brasileiros.


"Neste sentido, as grandes e médias cidades dependem cada vez mais de sistemas de drenagem que constituem parte essencial da agenda de planejamento urbano, para assegurar crescimento ordenado com menores riscos para a população", diz o estudo.


Apesar de 78,6% dos municípios brasileiros relatarem possuir algum sistema de drenagem da água da chuva, segundo o IBGE, esses aparatos não eram suficientes para evitar a formação de inundações e os prejuízos consequentes. De acordo com a pesquisadora do IBGE Daniela Santos Barreto, a relação entre a ocupação desordenada das cidades e as enchentes é imediata.


- O fenômeno natural que não geraria efeitos maiores, quando combinado com a ocupação desordenada, gera sim risco de perdas humanas, de perdas materiais. Quando se cruzam os dados do IBGE com estudo do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) divulgado em agosto deste ano, a conclusão é de que os índices de inundações podem se tornar bem maiores nos próximos anos. Segundo relatório da unidade de pesquisa espacial, a previsão é que nos próximos 60 anos, o índice de tempestades deverá dobrar em São Paulo e triplicar no Rio de Janeiro.


(Fonte: De olho no tempo - Meteorologia)
http://www.deolhonotempo.com.br/?id=81-14602
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Quase todas as cidades brasileiras têm rede de água, mas em 41% delas, nada sai das torneiras.


Embora o serviço de abastecimento de água já beneficie quase todas as cidades brasileiras (99,4%), quase um quarto (23%) delas ainda sofre com racionamento. Em 41% dos municípios que contam com rede de distribuição, o desabastecimento dura o ano todo, motivado, principalmente (66%), por secas ou estiagem.


A informação consta do Atlas do Saneamento 2011, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O documento dá uma dimensão territorial às informações da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico de 2008 (PNSB 2008), apresentada no ano passado.


Os dados também revelam desigualdades em termos de abastecimento entre as regiões. Em 2008, dos 5.564 municípios do país, 33, concentrados no Norte e no Nordeste, ainda não dispunham de redes gerais abastecimento de água, sendo 11 na Paraíba. A pesquisa aponta que esse número vem diminuindo ao longo dos anos: de 4,1% em 1998 para 0,6% em 2008.


Ainda segundo o IBGE, em 46,8% dos municípios, o abastecimento de água por rede geral é de responsabilidade de sociedades de economia mista. Em 249, entidades privadas prestam o serviço.


O documento também traz informações sobre o volume diário de água distribuída per capita no país, que segundo o IBGE, é “um bom indicador da eficiência do serviço de abastecimento por rede geral”. Em 2008, esse volume foi 0,32 metros cúbicos (m³), o que corresponde ao consumo diário de 320 litros por pessoa, um aumento de 0,12 m³ no volume médio do país em relação a 1989. A Região Sudeste foi a que registrou a maior elevação, com a distribuição média diária de 0,45 m³ per capita em 2008.Fonte: Rede Social Arca de Noé


Reportagem de Flávia Villela, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 20/10/2011

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br