Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de outubro de 2011

II EXPEDIÇÃO NO RIO RIBEIRA DE IGUAPE (SP)



Plantio, manifestação e exibição de vídeos: dia cheio na Expedição pelo Rio Ribeira 


O segundo dia da Expedição Ribeira começou com plantio simbólico às margens do Rio Ribeira. Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Nascimento Sátiro da Silva plantaram 36 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em área lateral à ponte de acesso do município de Iporanga. A turma foi escolhida para participar da atividade por estar discutindo em sala de aula o que são Unidades de Conservação e sua relação com o Vale do Ribeira, região que concentra grande quantidade de áreas protegidas. Elas foram acompanhas pela Professora Vânia e pela Vice-diretora Eliana, que reforçaram o conteúdo discutido em sala de aula durante a atividade prática.
A Prefeitura de Iporanga deu grande apoio ao evento. Os funcionários Ari Lídio e Paulinho fizeram a abertura dos berços para o plantio, e ainda recolheram cerca de 40 kg de lixo que estavam dispersos no local. Participaram também da ação Hélio Lopes, secretário de meio ambiente, Janayna Franco, secretária de turismo, Thiago Ramon, zootecnista e Dillan Mendes, médico veterinário da Casa da Agricultura, que acompanhou a equipe durante a descida pelo Rio Ribeira. Para os técnicos, é importante sensibilizar a comunidade local sobre a preservação das matas ciliares, pensando na conservação dos mananciais, na contenção de assoreamentos e erosões, e na beleza cênica do município, que tem como uma de suas principais atividades o turismo. Hélio destacou a necessidade das parcerias para alcançar esses objetivos.
Após o plantio, a equipe da expedição percorreu o Rio Ribeira, em voadeiras, até a altura do acesso às comunidades quilombolas de Pilões e Maria Rosa, e fez coro à um protesto dos moradores locais. Ocorre que a balsa que faz a ligação com as comunidades desapareceu durante a enchente que atingiu o município no início de agosto, deixando os moradores isolados. Levina, presidente da Associação do Quilombo Maria Rosa, disse que 54 alunos e cerca de 80 famílias estão se deslocando de um lado a outro do Ribeira em canoas ou barcos improvisados, e que para atravessar alguns carros para apoio à comunidade, precisaram montar uma balsa juntando duas canoas.
Zeca, presidente da Associação do Quilombo de Pilões, mostrou preocupação com a produção agrícola das comunidades. Ele disse que nesta época eles deveriam estar começando o plantio de pupunha, no entanto, não há como atravessar os insumos necessários para a atividade, nem escoar nenhum tipo de produção. Benedita, moradora de Pilões, disse que as famílias acabam colocando em risco as crianças ao deixarem as mesmas atravessar o rio para pegarem o ônibus escolar em canoas com furos e sem segurança. Com cartazes onde se podia ler a cobrança à Prefeitura e Governo do Estado, os moradores exigiram providências urgentes.
No fim da tarde a expedição chegou a Itapeúna, distrito de Eldorado, onde foi feita exibição de dois vídeos sobre o Vale do Ribeira: “Terço Cantado”, produção recém lançada que retrata a Comunidade Quilombola do Mandira, em Cananéia, e “O Povo dos Quilombos”, vídeo que mostra o Quilombo de Ivaporunduva, em Eldorado. A população de Itapeúna e os alunos da Escola Estadual Maria das Dores Viana Pereira se reuniram na praça para assistirem os vídeos. Os presentes puderam ver também, em primeira mão, as imagens captadas ao longo do Rio Ribeira no trecho percorrido horas antes pela equipe.
A expedição continua nesta terça-feira, com debate no Centro Comunitário de Eldorado, com a participação dos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Jayme Almeida Paiva, que apresentarão projeto para sensibilizar a população do município sobre as matas ciliares do Vale do Ribeira. Depois a equipe seguirá para o Bairro Votupoca, em Sete Barras, para reunião junto à comunidade local.
Continue acompanhando o Diário de Bordo e siga os passos da II Expedição no Rio Ribeira de Iguape.

Clique e veja todo o roteiro da II Expedição - Fonte: Cilios do Ribeira


SAIBA MAIS:  CÍLIOS DO RIBEIRA


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br