Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de outubro de 2011

SOS RIO PARANÁ - TAC PROIBE CONSTRUÇÕES IRREGULARES NAS MARGENS DO RIO, EM PORTO FIGUEIRA

Balneário de Porto Figueira foi construído às margens do Rio Paraná


Rio Paraná

Termo limita construções em Porto Figueira
19/10/2011 

Alto Paraíso - O Ministério Público Federal (MPF) em Umuarama e o município de Alto Paraíso celebraram, no último dia 11, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) relacionado às construções irregulares existentes na margem do Rio Paraná, na localidade de Porto Figueira.

De acordo com o documento, o município se compromete a não expedir licenças (sejam de construção e/ou instalação ou alvará de funcionamento) em área de preservação permanente sem prévia autorização do órgão ambiental competente.

O Balneário de Porto Figueira foi construído às margens do Rio Paraná em área de preservação permanente no entorno de proteção do Parque Nacional de Ilha Grande. Portanto, tem sua exploração limitada por legislação ambiental (Código Florestal, as resoluções do Conama e o Plano de Manejo do Parque Nacional de Ilha Grande). No entanto, em fiscalização realizada em dezembro de 2010 pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBIO), foram identificadas 15 construções irregulares edificadas a menos de 50 metros da margem – distância mínima do leito do rio exigida pelos órgãos ambientais em áreas já urbanizadas.

Com a assinatura do TAC, o município também se comprometeu a zelar pela conservação do patrimônio público, tendo em vista que a faixa marginal de 15 metros dos rios navegáveis pertencem à União, além de proteger e conservar o meio ambiente local combatendo todas as formas de poluição e auxiliando na recuperação das áreas degradadas, sob pena de multa em caso de descumprimento das obrigações assumidas.

O TAC foi assinado também por representantes do IBAMA, ICMBIO, IAP e Secretaria de Patrimônio da União, na qualidade de testemunhas e tem vigência imediata.
 Fonte: Umuarama Ilustrado



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br