Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de outubro de 2011

PEIXES DO BRASIL PARA O RIO JORDÃO, NA PALESTINA



O palestino Hassan Helmi Hasan segura uma tilápia de 4 quilos, no centro de pesquisa no Ceará: "Impressionante"Grupo visitou 


Palestinos querem criar peixes com DNA brasileiro



por Globo Rural On-Line

centro de pesquisas brasileiro e quer levar material genético daqui para aumentar a produção na Palestina



Peixes como o tambaqui, pirarucu, sardinhas de água doce e tilápias brasileiras podem começar a se proliferar em rios e lagos que compõem o complexo do Rio Jordão, na Palestina, país do Oriente Médio que enfrenta conflitos políticos com Israel. Tudo porque psicultores da cidade de Ramallah, estão no Brasil visitando os principais centros de pesquisa em psicultura para aprender como o brasileiro produz espécies de peixes de água doce. 

O grupo passou uma semana recebendo treinamento e estudando manejo, espécies e sistemas de criação noCentro de Pesquisas em Aquicultura (CPaq) doDepartamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs),em Pentecoste, interior do Ceará.
De acordo com Osvaldo Barbosa, assessor internacional doMinistério da Pesca, os palestinos ficaram impressionados com os avanços tecnológicos da criação e afirmaram que querem, agora, importar material genético dos peixes brasileiros para reproduzir o trabalho em seu país de origem. 

O consumo de peixes na Palestina é de 3 quilos por pessoa por ano. Os produtores querem aumentar a produção para atingir o mesmo nível de consumo dos brasileiros, que é de 9 quilos por pessoa por ano. Segundo Pedro Eymard Mesquita, coordenador de Pesca e Aquicultura do Dnocs, os técnicos do departamento podem, em breve, ir até a Palestina prestar consultoria técnica para os psicultores, já que o Brasil é um dos países comprometidos em ajudar e desenvolver este setor no Oriente Médio. GLOBO RURAL

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS




  • FerAndrade
     | SP | Taubaté | 06/10/2011

    Para Pais que tanto recebeu é hora de dar ...

    É muito honroso saber que a ciência tecnologia desenvolvida por Brasileiros , basicamente sem ajuda de governos mentirosos possam hoje aumentar alimento para o mundo . O brasil não é apenas um Pais Cristão , embora tentem de toda forma tirar o valor destes gigantes abençoados por Deus .




  • gleibson
     | MT | Matupá | 05/10/2011

    Mais um ladrao de tecnologia

    O Brasil tem que parar de ser ingenuo, agora vem uns caras dizendo que quer compartilhar da nossa tecnologia e do nosso conhecimento com criacao de peixe, levar a tecnica pro pais deles e desenvolver, e o brasileiro em vez de revender o peixe que dominou a tecnica de criacao, ganhando com isso, vai vender o conhecimento e com isso dar de mao beijadas subsideos suficiente para que eles nunca mais voltem aqui..... que isso?




  • Rosinaldo da Conceição Freitas
     | PA | Oriximiná | 05/10/2011

    O conhecimento produzido pela humanidade deve servir a todos

    Eu acho ótimo que o povo brasileiro através do conhecimento produzido possa servir a população de diversas partes do mundo sem se importar se é estado ou não. O que está em evidencia é o ser humano.



  • BLOG SOS RIOS DO BRASIL
    ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
    Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
    Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

    A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

    Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

    ....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

    COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
    No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
    AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

    E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br