Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de outubro de 2011

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ESTÁ ACONTECENDO EM 430 CIDADES DO BRASIL


Embrapa apresenta tecnologias na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

(18/10/2011


A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011 vai estimular a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias para enfrentar o desafio planetário das mudanças climáticas. As 9.458 atividades, promovidas por 643 instituições de ciência e tecnologia, serão realizadas em 430 cidades brasileiras, entre 17 e 23 de outubro.



Teve início nesta terça-feira (18) e segue até sexta (21) a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em sua oitava edição, o evento tem como objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades científicas e suas aplicações. Em 2010, atraiu mais de 160 mil pessoas e em 2011, espera-se um público ainda maior.

A Embrapa estará presente com tecnologias que ajudam os produtores a combaterem os efeitos das mudanças climáticas na agricultura. Tecnologias que desenvolvem cultivares mais tolerantes à seca e ao calor, sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta, controle de fungos, banco de sementes e zoneamento agrícola são alguns dos destaques que o visitante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia terá a oportunidade de conhecer ao visitar o evento.

Preservação de espécies em risco
O banco de sementes guarda sementes que existem hoje para garantir seu uso no futuro. É isso que a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF) vai mostrar. Caso uma cultura seja destruída por causa de queimadas, guerras, catástrofes naturais como terremoto e enchentes, ainda existirão sementes dessa cultura para plantio no banco, garantindo o futuro das próximas gerações.

Emissão de gases de efeito estufa e baixa emissão de carbono
A Embrapa Cerrados (Brasília, DF) estará presente na edição 2011 da Semana de C&T com a integração Lavoura-Pecuária-Floresta. É um sistema de produção onde espécies arbóreas (como pinus, eucalipto ou acácia, por exemplo), cultura anuais (como soja, milho, algodão, arroz ou feijão) e pastagem são cultivadas em uma mesma área simultaneamente, com a presença do gado.

Essa integração garante maior produção de cereais, carne, leite e madeira, e é importante com tecnologia de diminuição das emissões de gases de efeito estufa e para conservação do meio ambiente.

Combate às doenças fitossanitárias
A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariuna, SP) irá apresentar as inovações tecnológicas utilizadas no combate à fungos. O oídio é um fungo que ataca várias culturas, como abobrinha, feijão, soja, tomate, pepino, quiabo, pimentão, uva e até eucalípto. Ele ataca mais no tempo seco.

Antigamente, o método mais usado para coimbater o oídio era a aplicação de fungicidas. Mas os pesquisadores da Embrapa descobriram que esse fungo pode ser controlado com leite cru. Um jeito natural que não agride o meio ambiente.

Adaptação de cultivares tolerantes à seca e ao calor
O desenvolvimento de cultivares tolerantes à seca e ao calor é uma tarefa a que os cientistas têm se dedicado para enfrentar os desafios das mudanças climáticas. Diversas culturas de interesse econômico para o Brasil, tais como a soja, o feijão, o milho e a cana-de-açúcar podem ter sua produção reduzida por causa da falta de chuva e da temperatura elevada.

Por esse motivo, equipes de pesquisadores das áreas de solo, irrigação, fisiologia vegetal, melhoramento de plantas, biotecnologia e fitotecnia estão trabalhando para identificar os genes que conferem a essas culturas tolerância a seca e ao calor e demonstrar que, quando esse gene é transferido para outras plantas, elas também se tornam mais resistentes à seca e ao calor.



Zoneamento agrícola
Um sistema web, disponível para livre acesso na internet, que oferece informações sobre as condições do tempo e do clima em todo território nacional será o que a Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) irá mostrar. No Agritempo, o público tem acesso a boletins agrometeorológicos regionais, mapas de monitoramento e previsão do tempo para todos os estados brasileiros.

O sistema contempla, ainda, as recomendações do Zoneamento Agrícola de Riscos Climáticos, um importante instrumento da política agrícola brasileira, que possibilitam ao agricultor conhecer os períodos mais indicados para fazer o plantio na sua propriedade. Isso evita que a safra seja prejudicada por eventos climáticos como excesso de chuvas, seca e temperaturas muito altas ou muito baixas.


Texto: Elaine Neves
Secretaria de Comunicação da Embrapa
Contato: todos.com@embrapa.br

Colaboraram:
Fernanda Diniz - Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Ana Cristina - Embrapa Agrossilvipastoril
Maria Cecília Zitto – Embrapa Meio Ambiente
Martha Delphino Bambini - Embrapa Informática Agropecuária




Adicionar legenda


Cristina Tordin
Jornalista, MTB 28499
Embrapa Meio Ambiente
19.3311.2608



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br