Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de outubro de 2011

CONTAMINAÇÃO POR PETRÓLEO NO PORTO DO RECIFE É OBJETO DE ESTUDOS


Porto do Recife e sua área costeira serão objeto de estudo sobre contaminação por petróleo

Título do Projeto de Pesquisa
Determinação de hidrocarbonetos do petróleo nos sedimentos e águas da região do Porto de Recife e área costeira adjacente
Resumo para Divulgação
Os hidrocarbonetos de petróleo estão entre os principais grupos de contaminantes orgânicos em áreas costeiras e são os compostos mais abundantes do petróleo. Por esta razão, estes compostos são utilizados como indicativos deste tipo de poluição. 
De acordo com a sua estrutura química, os hidrocarbonetos podem ser classificados em alifáticos e aromáticos. Entretanto, os alifáticos podem ser sintetizados por organismos, tais como fitoplâncton e vegetais superiores e, os aromáticos, além do aporte petrogênico, podem ser introduzidos no meio ambiente através de processos de combustão tanto de matéria orgânica quanto de petróleo e seus derivados. 
Estas diferentes origens apresentam características próprias e permitem identificar as fontes e diagnosticar a saúde ambiental de um ecossistema. A indústria do refino de petróleo e seus derivados, assim como o tráfego de navios, têm crescido muito na região metropolitana do Recife. 
Além disto, populações ribeirinhas vêm se estabelecendo às margens dos rios que atravessam esta região e lançam seus esgotos in natura nos corpos de água. As atividades portuárias e os efluentes industriais/domésticos são fontes de petróleo e derivados para os ambientes aquáticos, contribuindo de forma acentuada para a introdução de hidrocarbonetos para os ecossistemas marinhos. 
Apesar destas características, poucos trabalhos têm sido publicados na literatura sobre a contaminação por hidrocarbonetos na costa de Pernambuco. Esta escassez de dados enfatiza a importância da realização de estudos que visem à identificação de fontes de contaminação bem como o diagnóstico ambiental das áreas impactadas. 
O presente projeto realizará uma avaliação da contaminação por hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos na água e sedimentos da região do Porto de Recife e área costeira adjacente. Desta forma será possível avaliar o potencial tóxico ao qual a biota local está exposta e fornecer dados para futuras ações mitigadoras.
Contato para Informações


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br