Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de outubro de 2011

II EXPEDIÇÃO NO RIO RIBEIRA DE IGUAPE, EM ELDORADO E SETE BARRAS (SP)


Recolhendo amostra de terra

Expedição Ribeira envolve jovens em Eldorado e comunidade rural em Sete Barras 


A II Expedição Ribeira passou na manhã da terça-feira pelo município de Eldorado, onde foi realizada discussão sobre matas ciliares com alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Jayme Almeida Paiva. O Engenheiro Agrônomo Erick Weissemberg, especialista em Botânica e integrante da equipe da Expedição, mostrou fotos da paisagem vista no trecho percorrido no dia anterior, explicando os diferentes usos e ocupações vistas, a dinâmica da vegetação e provocando reflexões sobre o papel de espécies ainda pouco estudadas, mas que ocorrem em grande quantidade ás margens do Ribeira, em especial o uvá.
Depois,os alunos Bruna Ramos e Marcos Calleb apresentaram projeto elaborado por eles, com apoio dos professores Lélis (Biologia) e Maria Teresa (Geografia), que tem como objetivo sensibilizar a população de Eldorado para as questões do rio, como a grande ocupação pela bananicultura, desbarrancamentos e falta de vegetação ciliar. Os alunos se preocupam também com a efetiva participação da comunidade na coleta seletiva feita pelo município, pois o lixo também afeta diretamente a qualidade dos recursos hídricos.
Para encerrar as apresentações, a Engenheira Florestal Marta Negrão, da Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (CEA/SMA), falou sobre a importância da sensibilização da comunidade e oportunidades de apoio, como o Comitê da Bacia Hidrográfica Ribeira de Iguape e Litoral Sul, que atualmente está elaborando seu Plano Diretor de Educação Ambiental. Depois das apresentações, houve debate entre os presentes, levantando questões como a legislação em vigor, a necessidade de alternativas de produção aos agricultores do Vale do Ribeira, a falta de estudos específicos sobre as espécies adequadas para as matas ciliares na região e a urgência de ações concretas. O Diretor de Agricultura de Eldorado, Fábio Marcondes Fugiwara, colocou o município à disposição para colaborar com os alunos na implantação das ações do projeto. Como encaminhamento, foi sugerida a criação de grupo de trabalho, coordenado pelos alunos, para operacionalizar a proposta e envolver os alunos de outras turmas da escola, além da população em geral.
No período da tarde a Expedição continuou suas ações pelo rio, saindo da ponte de Eldorado em direção ao bairro Votupoca, em Sete Barras. A paisagem mudou bastante de um dia para o outro. Neste trecho, as matas ciliares quase não existem, dando lugar para pastagens, plantações de eucalipto e bananais, além de mineração. Os assoreamentos, com formação de bancos de areias e desbarrancamentos, já colocam em risco à população do entorno, que a cada ano vê suas casas ficarem mais próximas ao rio. Foi feita coleta de amostras de solo em bananal.
A noite, a Expedição esteve na Igreja Santa Luzia, na comunidade do Votupoca, onde exibiu o vídeo “Terço Cantado” e apresentou mapas sobre uso do solo na bacia do Ribeira de 1985 a 2009, evidenciando as grandes alterações promovidas ao longo dos anos, em especial no Alto Ribeira (PR e SP). A Prefeita Nilce Ayako Miashita, acompanhada do vice, José Carlos de Oliveira, disse estar muito feliz em ver a comunidade unida e pensando em ações preventivas relacionadas aos desastres naturais que acometem a região.
A equipe da Expedição apresentou imagens do local onde a Igreja está localizada, confrontando a posição atual do rio, com a hidrografia disponível no IBGE na década de 70. A população se mostrou bastante preocupada, especialmente por já estar perdendo áreas e casas. Houve quem defendesse a colocação de pedras nas margens dos rios para a contenção dos barrancos, mas o coordenador da Defesa Civil do município, Ademar Miashita, ressaltou os altos custos de ação como esta, além da falta de comprovação de sua eficiência. Gilberto Ohta, agricultor agroecológico e diretor de Agricultura do Município, ressaltou que a restauração da vegetação também é importante, pois traz outros benefícios além da proteção das margens dos rios. Ressaltou que não podemos esquecer também as questões sociais, de segurança alimentar, e de produção, mas é necessário aprofundar esta discussão.
A atividade teve como objetivo apoiar as discussões em andamento na comunidade para a formação de um Núcleo de Defesa Civil (NUDEC), tendo em vista as freqüentes cheias que atingem o local. Para encerrar o evento, foram degustadas delícias do vale do Ribeira, como suco de polpa de Juçara, bananinha chips e bolos.
Nesta quarta-feira, a equipe começa suas atividades em Sete Barras, depois segue para o Bairro Boa Vista, no município de Registro, onde haverá apresentação de vídeos no espaço Oásis.
E na sexta-feira não percam a apresentação com as imagens da expedição e as apresentações da Banda Municipal de Iporanga e do grupo Batucajé! Acompanhe o Diário de Bordo!



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br