Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de outubro de 2011

A SITUAÇÃO PREOCUPANTE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS (III) - NÍVEL DO AQUÍFERO VEM REBAIXANDO MUITO EM RIBEIRÃO PRETO (SP)


Mapa recarga do aquífero guararani, em SP  (Cetesb)

Nível de água em Ribeirão baixou 60 m em 50 anos

26 de outubro de 2011

O Estado de S.Paulo
Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, é 100% abastecida pelo Aquífero Guarani. A cidade tem mais de mil poços tubulares. O Departamento de Águas e Esgoto de Ribeirão (Daerp) possui 95 poços em operação, produzindo cerca de 127 mil m3/ano.
"O nível do aquífero ali na região vem rebaixando muito. Existem locais, sobretudo no centro da cidade, onde não se pode mais fazer poço. São áreas restritas", afirma José Luiz Galvão de Mendonça, geólogo do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), do Estado. Desde 1960, o rebaixamento do reservatório foi da ordem de 50 a 60 metros na região central da cidade.
Segundo Mendonça, os poços outorgados no Guarani em São Paulo são: 266 para o abastecimento público, totalizando 36.534 m3 de água por hora; 320 para uso industrial, mineração e sanitário/industrial (21.575 m3 de água por hora); e 131 para uso rural, num total de 14.552 m3 de água por hora. / K.N.Fonte: O Esstadão



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br