Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de outubro de 2011

EXPEDIÇÃO RIBEIRA DA CAMPANHA CÍLIOS DO RIBEIRA CHEGANDO EM REGISTRO (SP)

Equipe da expedição durante percurso no rio Ribeira de Iguape (SP)



Nesta quarta-feira a equipe da Expedição Ribeira se reuniu com representantes dos grêmios das escolas EE Placido de Paula e Silva e EE Maria Santana de Almeida, em Sete Barras. 
Em 2010 foi iniciado trabalho com estas escolas, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Sete Barras e a Campanha Cílios do Ribeira, com o objetivo de acompanhar o processo de restauração das matas ciliares de área localizada na entrada da cidade. 
O local recebe diversas interferências antrópicas, como deposição de lixo,escoamento de águas pluviais, presença de animais, além dos impactos das águas do Rio Ribeira, que constantemente alagam a área. Todos estes elementos fazem do local um modelo para testar metodologias para sua recuperação.
No encontro de ontem, Gilberto Ohta, secretário de Desenvolvimento Rural, e Ivy Wiens, coordenadora da Campanha Cílios do Ribeira, apresentaram aos alunos as ações feitas na área desde o início do projeto, além da evolução do uso e ocupação da Bacia do Ribeira ao longo das últimas duas décadas. Como encaminhamento, foi agendada reunião para dar continuidade às ações em educação ambiental, em parceria com o grêmio e o Conselho Municipal de meio Ambiente.
A equipe continuou o percurso por rio a tarde, saindo da ponte de Sete Barras. Neste trecho, foi possível observar a transição de uso e ocupação de solo, com a redução da ocorrência de bananais e pastagens, e com o aumento da mineração de areia. 
Também foi possível observar iniciativas de restauração de matas ciliares, com vegetação em estágio avançado. A largura do rio também aumentou bastante no trecho. Redes de pesca foram vistas pela equipe, bem como pequenos barcos, a maioria para pesca de lazer. O grupo desembarcou na praça Beira Rio, em Registro, onde foi recepcionada pela equipe do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e pelo secretário executivo do Comitê da bacia Hidrográfica Ribeira de Iguape e Litoral Sul, Ney Ikeda.
Equipe da Expedição Ribeira
A noite, no espaço Oásis,moradores do Bairro Boa Vista, adolescentes do Programa Ação Jovem e jovens atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social, mantido pelo Departamento de Bem Estar Social da Prefeitura de Registro, assistiram o vídeo “Terço Cantado”, que foi introduzido por seus produtores, José Carlos Almeida e Agane Fibra Tello. Muitas crianças estiveram presentes na atividade, e se deliciaram com pipoca e guaraná. 
O Departamento de Desenvolvimento Econômico, que é responsável pela área de meio ambiente, organizou a atividade e mobilizou a população local. O secretário da pasta, Engenheiro Florestal Marcos Diniz, demonstrou grande satisfação em receber os presentes e envolvê-los no cuidado com o Rio Ribeira.
A expedição continua nesta quinta-feira, com plantio no bairro Baissununga, em Registro, e apresentação de vídeo em Iguape.Fonte/fotos: Site Cílios da Ribeira/Espedição



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br