Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

Mostrando postagens com marcador Quatro Contos em Quatro Cantos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Quatro Contos em Quatro Cantos. Mostrar todas as postagens

11 de abril de 2013

12.04.2013 - Lançamento do livro em Braille - "Quatro Contos em Quatro Cantos" - Piracicaba, SP



Autoras: Maria Emília Redi (in memoriam), Leda Coletti, Carmen Pilotto e Ivana Negri

Realizando um sonho

                                   Ivana  Maria França de Negri 
          
Todo escritor compara o lançamento de um livro ao nascimento de um filho. E de fato, os dois acontecimentos têm muitas semelhanças.        
     
Primeiro, vem o desejo de ter um livro publicado. Em seguida, acontece o casamento entre as ideias e as palavras. Tem o tempo da gestação, que é o período  entre o escrever e a publicação. E quando o exemplar está prontinho, vem o ápice da felicidade, que é sentir a textura da capa, o cheiro de papel novo, o prazer de folheá-lo, sorver cada palavra impressa, e a alegria de saber que se pode, enfim, compartilhá-lo com o mundo. 
            
É assim que me sinto ao ver nosso livro transcrito para o Braille, pronto para que crianças ávidas por conhecimento e portadoras de alguma deficiência visual, possam se encantar com nossas histórias e se emocionar.     
       
 Eu e mais três amigas escritoras: Carmen Pilotto, Leda Coletti e Maria Emília Redi, tivemos há alguns anos, a ideia de escrever um livro de histórias infantis que fosse voltado à conscientização no trato com a natureza, com os animais, que falasse de ecologia, amizade, família,  e trouxesse mensagens positivas, além de figuras para pintar e  quebra-cabeças para as crianças recortarem e montarem.             

Nascia então o Quatro Contos em Quatro Cantos, bancado em sua primeira edição, pela empresa Manetoni e os dois mil exemplares foram distribuído às crianças de várias escolas. 

O ilustrador das histórias é o artista gráfico Erasmo Spadotto. A segunda edição teve o apoio da Secretaria Municipal de Ação Cultural, através do Fundo de Apoio à Cultura, e mais mil exemplares foram editados e distribuídos durante a inauguração da nova Biblioteca de Piracicaba. 

As quatro historinhas, para crianças de todas as idades, têm como temática a poluição do ar e dos rios, devastamento das florestas e uma delas ainda conta a história de um dragão moderno que fala internetês e convoca, através do Facebook, dragões do mundo inteiro para uma conferência para salvar o planeta. 

Agora o nosso sonho de ver esse livro transcrito para o Braille acaba de se realizar, patrocinado pela FEALQ – Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz. 

Maria Emília Redi partiu precocemente para outro plano, mas certamente, de onde estiver, deve estar muito feliz com essa edição e por saber que sua historinha continua viva e vai alegrar muitas crianças com necessidades especiais. 

O lançamento do livro, no próximo dia 12 de abril no Museu Luiz de Queiroz, contará com a apresentação do Coral Luiz de Queiroz, regido pela maestrina Cíntia Pinotti, sendo o repertório, o mesmo que foi tocado recentemente em Coimbra, Portugal. 

Um Jardim Sensorial será montado para que as pessoas sintam texturas e aromas, projeto idealizado pelo acadêmico de agronomia  João Paulo Sucupira Neves. 

E também Dorinha Vitti Kennedy, professora de Origami, preparou uma bela exposição  com personagens das histórias. 

O livro não será vendido e sim doado às instituições, bibliotecas, entidades e pessoas que trabalhem com deficientes visuais.  
E para obter um exemplar, é só entrar em contato com as autoras.

http://golp-piracicaba.blogspot.com.br/2013/04/lancamento-de-livro-infantil-em-braille.html

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!