A invasão começou de novo. Em um trecho do rio Paraíba em Tremembé as capituvas encontraram o lugar para se multiplicarem. O crescimento chama a atenção de quem passa pelo local. “Ela bate ali, fica ali forçando. Com a quantidade de caminhão pesado que fica passando por aqui, isso vai ceder” , diz o pescador José Evaristo.
A preocupação é válida. Duas pontes da região já sofreram danos estruturais por causa das plantas aquáticas. Em Potim houve uma interdição e em Caçapava, elas provocaram uma queda de cabeceira há dois anos.
Ainda segundo o geólogo, a limpeza das capituvas em toda extensão do rio Paraíba está orçada em R$6 milhões. Já a manutenção anual, para que a vegetação não volte a acumular, custa cerca de R$200 mil. Fonte: V-News - Globo.com
*CAPITUVA
Echinochloa spp. - Capim-arroz, crista-de-galo, capituva, capim-jaú, canevão
A grande maioria das plantas daninhas que ocorrem nas lavouras de arroz irrigado do Rio Grande do Sul pertence ao gênero Echinochloa.
Planta nativa da Europa e Ásia (Índia), herbácea ereta e com ciclo biológico de duração variável entre 100 a 120 dias (Leitão Filho et al., 1972). A literatura consultada é muito confusa na qualificação das diversas unidades taxonômicas de capim arroz, pois é muito difícil fazer-se a identificação precisa das espécies deste gênero. Há grande polimorfismo dentro da mesma espécie; e adicionalmente, para complicar, ocorrem cruzamentos naturais, produzindo híbridos, que não apresentam características definidas (Kissmann & Groth, 1999). Pela complexidade, alguns botânicos preferem denominar de complexo Echinochloa.
Principais espécies:
- Echinochloa crusgalli (L.) Beauv. var. crusgalli.
- Echinochloa crusgalli (L.) Beauv. var. cruspavonis (H.B.K.) Hitch.
- Echinochloa crusgalli (L.) Beauv. var. orizicola (Vasing) Ohwi.
- Echinochloa crusgalli (L.) Beauv. var. zelayensis (H.B.K.) Hitch.
- Echinochloa crusgalli (L.) Beauv. var. mitis.
SUPERINTENDENTE DO DAEE VISITA OBRAS DE DESOBSTRUÇÃO DO RIO
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br