Sanepar e a poluição do rio Iguaçu
Postado por margaritasansone em setembro 30th, 2012
Além de indiciados pela Polícia Federal, todos os diretores da Sanepar – aí incluído o presidente Fernando Ghignone, licenciado para coordenar a campanha de seu candidato a prefeito Luciano Ducci – tiveram seus passaportes apreendidos. Logo, estão impedidos de deixar o país.
A Polícia Federal agora está verificando a participação e responsabilidades de outras diretorias e funcionários de governos anteriores, nomeados ou de carreira, que possam ter participado das fraudes apontadas.
Os graves problemas foram levantados pela PF e pelo IBAMA, e passivos ambientais provocados pela empresa ao longo dos últimos anos, como revelam estudos realizados pela Universidade Federal do Paraná: a infiltração de 300 mil metros cúbicos de dejetos não tratados nas cavas do rio Iguaçu, estação de tratamento de esgoto do Boqueirão, em Curitiba.
A estação deve recolher o que chega pela coleta de esgoto e separar líquidos e sólidos. O líquido elimina parte dos coliformes fecais e depois é jogado no rio Iguaçu. O sólido, em forma de lodo putrefato, vai para a natureza, sem tratamento algum. Logicamente, contamina cavas e lençol freático. E infesta tudo. A multa do IBAMA contra a Sanepar é de R$ 38 milhões.
Bom, o que sabemos é que realmente as tarifas de água, coleta e tratamento de esgoto, nestes dois anos de governo Beto Richa subiram 35%. Isto é fato, e os consumidores comprovam em suas contas. Dá para dizer que tem nome cobrar por um serviço que não se presta. A PF deu o nome de estelionato. E a própria PF denunciou, a partir de relatórios de instituições de pesquisa, de exames laboratoriais e de observações de vários locais. A denúncia da PF foi acolhida pelo Ministério Público Federal e pela Justiça Federal.
Segundo a denúncia da PF, no total são 225 estações de tratamento com irregularidades em todo o Estado. E ainda 20% das estações seriam clandestinas, funcionando sem licença ambiental.
O rio foi observado do alto por helicópteros, das margens por expedições a pé, e diretamente no leito, através barcos. 80% da poluição do rio Iguaçu decorre de esgoto doméstico. 13% são dejetos industriais. O Ministério Público do Paraná vai instaurar inquérito para investigar os serviços prestados pela Sanepar, que atende 345 dos 399 municípios do Paraná. E 6 milhões de pessoas. A investigação partiu dos altos índices de poluição registrados na bacia do Rio Iguaçu, que corta a Região Metropolitana de Curitiba. Entretanto, segundo a PF, toda a rede hidrográfica do Estado foi analisada e constatou-se 181 empresas que seriam grandes poluidoras. A principal responsável pelos danos ambientais seria a Sanepar.
O Tribunal de Contas do Estado e a Agencia Nacional de Águas já haviam indicado alto nível de poluição de esgoto no rio Iguaçu, comprovados por análises clínicas de laboratórios da Unicamp, da Cetesbe e da empresa Tasqa. Os relatórios são contundentes. As águas têm mais qualidade antes de passar ao lado da estação e pioram assim que recebem os despejos da Sanepar.
A diretoria da Sanepar, revoltada com as medidas e as repercussões, ameaçou responsabilizar judicialmente os autores de declarações inverídicas e caluniosas. Mas não explicou absolutamente nada. O que nós consumidores temos é a versão da Polícia Federal e do IBAMA, mostrando realmente para onde vai o esgoto sem ser tratado. Para o rio Iguaçu. Nós não merecemos. Definitivamente, não merecemos esse tratamento da Sanepar.
O leitor Odilon Reinhardt escreve ao blog, em defesa da Sanepar. Diz Reinhardt: somos modelo em vários aspectos, somos a melhor em muitos sentidos. Várias companhias estaduais e internacionais nos colocam nesta posição. Nossos sistemas são dentro das técnicas atuais os melhores existentes. Vários órgãos financiadores internacionais nunca nos negaram crédito, porque sabem de nosso valor e de nossa missão. Temos orgulho de tudo isto, pois em cada pedaço da empresa, em cada copo de água está um pedaço da nossa vida e nossa vida não é de fachada. Quem falou , sabe disso. Porque falou, não sabemos, finaliza o leitor.
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br