Apicultura é nova fonte de renda de
pescadores do Pantanal de MT
Pescadores do Pantanal de Mato Grosso encontraram na apicultura uma nova fonte de renda. Muitos deles já pensam em abandonar o rio e somente criar abelhas. A região rica em vegetação garante produção de mel o ano todo.
O apicultor Alcides Taques, que começou a criação há dois anos, tem 20 colmeias onde trabalham quatro famílias de pescadores. “Toda vez que a gente vem colher o mel, a gente fica cada vez mais entusiasmado porque a quantidade é boa”, diz.
Este ano, o apicultor Cilo José do Nascimento, que começou com três caixas, deve colher quase 350 quilos de mel nas dez caixas. A produção é um reforço na renda da família no período da piracema.
A região tem muitas plantas que florescem em períodos diferentes e garantem até quatro retiradas por ano. Os 30 apicultores da comunidade Piuva, em Barão de Melgaço, têm 150 caixas de abelha. A expectativa é aumentar a produção e atingir 300 colmeias até o fim de 2013.
A região tem muitas plantas que florescem em períodos diferentes e garantem até quatro retiradas por ano. Os 30 apicultores da comunidade Piuva, em Barão de Melgaço, têm 150 caixas de abelha. A expectativa é aumentar a produção e atingir 300 colmeias até o fim de 2013.
Os criadores de abelhas da comunidade formaram uma associação e contam com uma pequena estrutura. O apicultor Pedro Ribeiro de Moraes, que começou a atividade há um ano e meio, tem planos de aos poucos deixar de depender do rio.
Os pescadores, que agora também são apicultores, recebem treinamento gratuito de técnicos da Empresa de Extensão Rural de Mato Grosso e do Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. (Fonte: Globo Rural)
CLIQUE E VEJA O VÍDEO
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br