“Vamos fazer uma estação de tratamento para 24 litros por segundo, que já prevê o desenvolvimento do município nas próximas décadas”, disse o governador Geraldo Alckmin, que esteve presente no lançamento. Em 2013, quando as obras estiverem concluídas, São Bento do Sapucaí será uma cidade 300%, ou seja, com 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado.
A diretora presidente da Sabesp, Dilma Pena, anunciou durante o evento que está em fase final de elaboração projeto para a interligação de mais dois bairros com o sistema central, elevando para 100% o tratamento de esgoto no município.
Em seu discurso, Dilma Pena destacou que o ribeirão Pinheiros, que deixará de receber o esgoto não tratado, desagua no Sapucaí-Mirim, afluente do rio Sapucaí, que, por sua vez, abastece toda a população de Franca. O Sapucaí deságua no Rio Paraná, que faz parte da Bacia do Prata. São águas interligadas e por isso todos temos compromisso com cada gota dessa água”, disse a diretora presidente da Sabesp.
Também presente ao evento de lançamento, o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, lembrou que o grande desafio da Sabesp é universalizar a coleta e o tratamento do esgoto. Temos a responsabilidade de dar o exemplo para o Brasil.
O prefeito de São Bento do Sapucaí, Ildefonso Mendes Neto, anunciou que o município também receberá da Sabesp passarelas laterais para as três pontes da cidade, que aumentarão a segurança para os pedestres. “Serão passarelas em estilo colonial e as obras já estão começando”.
Rio Paraíba volta a ter peixe
Na sexta-feira (3), durante o “São Paulo Governo Presente”, uma ação conjunta de diversos órgãos do Governo do Estado de São Paulo, realizada em São José dos Campos, o governador Geraldo Alckmin citou a volta dos peixes ao Rio Paraíba do Sul como resultado do tratamento de esgoto.
O governador citou os índices acima de 5,0 mg/L de oxigênio diluído nas águas do rio. O aumento dos níveis de oxigenação das águas do Paraíba se estende por todo o trecho entre os municípios de São José dos Campos e Cachoeira Paulista.
Assessoria de Imprensa Sabesp - CLAUDETE MOURÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br