Nova fronteira elétrica
Como ficará o mapa de usinas, após a conclusão das novas hidrelétricas planejadas para região amazônica.
DO FÓRUM FONASC
Saudações. De acordo com a pesquisa bibliográfica, nenhuma das causas anteriores.
Foram os militares que estimularam fortemente uma dinâmica exógena à realidade amazônica nos idos dos anos 60 e 70. Tal dinâmica não amazônica foi fomentada pelo "Integrar para não entregar" e foi fortemente empreendida baseada em premissas falsas. Um deles é o equivoco dela ser despovoada ("Terra sem gente para gente sem terras"), no desrespeito à populações silvícolas e ribeirinhas e no desconhecimento da vocação local, hoje muito claro, de ser sumidouro de carbono, bomba hidrológica (os rios voadores mais do que demonstram a importância disso para as regiões ao sul do Brasil e da América), ecoturismo e por aí vai. Até o final da década de 50 a pecuária era incipiente na região, mas no final dos anos 80 estas atividades incentivadas, basicamente pecuária extensiva e agricultura de baixa tecnologia, tomou dinâmica própria, não necessitando mais de incentivos governamentais, o que fez com que até áreas não vocacionadas para estas atividades fossem desmatadas para em seguida serem abandonadas. Hoje estas forças estão mais poderosas do que nunca a ponto de comprar Senadores e Deputados que estão a serviço dela dentro do Congresso "Nacional" (faz um tempão que não representa a nação).
É isso, se é para achar um culpado o contexto histórico é importante, pois no mais o que veio depois na verdade não teve força (nem de vontade nem de fato) para reverter o agronegócio primeiramente incentivado e patrocinado pelos nossos "gentis" e "estratégicos" militares brasileiros.
Em 25 de setembro de 2012 11:04, Kurupira do Mato <daniel.turi@gmail.com> escreveu:
Entre o fácil e o difícil, fico com a dura construção coletiva.
VIVA O FIM DA ULTIMA FLORESTA QUE SOBROU DO PLANETA TERRA !!!!!MÉRITOS A QUEM?
- ECONOMIA GLOBAL?
- CRESCIMENTO DA ECONOMIA?
- PT?
- SUPER POPULAÇÃO PLANETÁRIA?
"Se a galáxia é pura energia em suas multidimensões, e o equilibrio atômico é a grande verdade da vida, então que eu possa me sentir plenamente como uma partícula desta boa energia transformadora do meio. Viva a energia transformadora! Viva a boa energia, a energia do bem!"
"É fácil destruir, porque sozinho você é capaz de grandes feitos.
É difícil construir porque apenas com muitas pessoas o sucesso é conquistado.Entre o fácil e o difícil, fico com a dura construção coletiva.
Dure o tempo que durar, estarei junto com todos na construção de uma nova realidade socioambiental."
"Até o presente momento, jamais foi encontrada VIDA fora do Planeta Terra. Isso nos lembra da rara biodiversidade que temos aqui em nosso Planeta, provavelmente, a maior valiosidade e raridade de todo o Universo! Qual é o preço desta Vida presente no Planeta Terra ?!"
"Até o presente momento, jamais foi encontrada VIDA fora do Planeta Terra. Isso nos lembra da rara biodiversidade que temos aqui em nosso Planeta, provavelmente, a maior valiosidade e raridade de todo o Universo! Qual é o preço desta Vida presente no Planeta Terra ?!"
__._,_._
Atenciosamente
Renato Prado dos Santos
Eng. Ambiental Esp. Geoprocessamento & Amazônia,
Msc. em Desenvolvimento Sustentável e Consultor PNUD.
Msc. em Desenvolvimento Sustentável e Consultor PNUD.
Cel.: . Skipe, MSN, Linkedin e Twitter : renato1810
Acompanhe as noticias do FONASC acesse : http://fonasc-cbh.org.br/?cat=8 FONASC-CBH - Escritório: CLN 107 bloco D sala 211 CEP 70743-540 - Brasília - DF Fones:- CADASTRE-SE.NO FONASC aesse www.fonasc-cbh.org.br e filiese
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br