Estação que monitora nível fluvial é instalada em Paraíba do Sul, RJ
Medida foi tomada para alertar moradores de áreas ribeirinhas.
Informações são atualizadas e enviadas para centro de controle.
No início de 2013, Paraíba do Sul, RJ, sofreu com a intensidade da chuva. O nível do rio que corta a cidade subiu mais de três metros. Houve transbordamento e vários bairros tiveram ruas alagadas. Com a proximidade de um novo período de chuva aumenta a preocupação com as enchentes. Para tentar alertar os moradores de áreas ribeirinhas, foi desenvolvida uma estação de monitoramento de cheias.
O sistema foi instalado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais e Agência Nacional de Águas, com o objetivo de auxiliar no monitoramento do nível do Rio Paraíba do Sul. A estação coleta dados relativos ao nível do rio e a quantidade de chuva. O equipamento faz parte do sistema de alerta de cheias do estado. As informações são atualizadas a cada 15 minutos e enviadas, via celular, para o centro de controle operacional do Inea.
O acompanhamento é feito 24 horas por dia e também alerta em caso de previsão de chuva forte. "O Inea hoje tem o sistema de alerta de cheias em todo estado do Rio de Janeiro. São 77 estações. Elas medem o nível de água e também a quantidade de chuva que cai no local", detalhou o técnico fiscal, Leonardo Martins Senna. Além de Paraíba do Sul, outras cidades do Sul do Rio de Janeiro também contam com o auxílio de estações semelhantes. O sistema já foi implantado em Miguel Pereira, Rio das Flores, Barra Mansa e Visconde de Mauá, distrito de Resende.
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br